Só se eu estiver morto

Quando automóveis do governo de ocupação nazista e suas bandeirolas com suásticas, estacionaram em frente à casa, a família temeu pelo pior. O velório ia pelo meio, e ninguém, em sã consciência convidara nenhum nazista para participar. Mas eles haviam vindo, assim mesmo.

- Em nome do Reich, gostaríamos de transmitir as condolências pela sua perda - disse aos presentes o líder civil do grupo, um sujeito magro de elevada estatura, aparência aristocrática, um sobretudo preto sobre o terno bem-cortado. Em sinal de respeito, os alemães, mesmo os militares, haviam descoberto as cabeças, o que deixou os familiares um pouco menos ressabiados.

Vivian Markussen tomou a iniciativa de dirigir-se aos recém-chegados, já que o receio de cometer alguma gafe com gente tão perigosa, era grande.

- Em nome da família, gostaria de agradecer pela presença dos cavalheiros e peço que informem se pretendem ficar, pois não havíamos previsto que teríamos tanta gente para o enterro do meu tio.

- Na verdade, viemos assumir a organização do funeral, daqui por diante - informou o alemão alto.

- Perdão? - Indagou Vivian atônita.

- O funeral será organizado conjuntamente pelo Governo Nacional e pelo Reich - explanou o funcionário. - Queremos que toda a Noruega saiba que seu tio era um admirador da Alemanha.

Vivian engoliu em seco. O que o sujeito acabara de dizer era uma meia verdade; o falecido realmente possuíra grande respeito e admiração pela Alemanha, mas por um país que deixara de existir há muito tempo, obscurecido pela ascensão de Hitler.

- Sim, meu tio nunca escondeu que devia à Alemanha a sua projeção artística internacional... - ponderou ela, juntando as mãos, dedos entrelaçados. - Mas, por outro lado, sabemos que o conceito dele perante o Führer não era exatamente... brilhante.

O alemão riu baixinho.

- Ah, sim, estou a par do que o Führer disse sobre o estilo do seu tio... mas não vamos levar isso para o lado pessoal. Nosso Ministro da Propaganda, Goebbels, sempre foi um grande admirador da obra dele, mesmo que ela tenha sido classificada como degenerada...

E fazendo um gesto para a sua entourage:

- Não há melhor prova disso do que estarmos todos aqui, hoje.

- Mas sobre organizarem o funeral...

O representante do Governo Nacional deu um passo à frente.

- Não se discute mais isso - afirmou, categórico. - Noruega e Alemanha caminham hoje juntas, e nada melhor do que selarmos este compromisso sobre o túmulo do seu tio, nosso grande artista internacionalmente premiado.

Ninguém mais ousou levantar a voz para protestar. Enfeitado com bandeirolas com suásticas, o caixão do artista foi levado para o repouso final por soldados da Wehrmacht, em uniforme de gala.

- [08-11-2019]