Os Demóstenes

Demóstenes de Alcântara Martins, ilustre senador da republica. Eleito a quarta vez pelo voto direto. Homem tido como íntegro e a cima de qualquer suspeita. Formado em direito, usineiro e próspero fazendeiro na área de pecuária. Sua renda mensal do ano que passou foi em torno R$ 2.000.000,00.
Demóstenes de Alcântara Martins, homônimo, de origem extremamente pobre e não tão ilustre quanto o senador. Desempregado desde novembro último, mas também um homem íntegro e sem nenhuma mancha. Conseguiu terminar o primeiro grau. Sua renda mensal quando trabalhava era de R$ 950,00. Isso porque fazia três horas de serão todos os dias.
O senador Demóstenes há mais de dez anos não sabe o que é declarar imposto de renda e para não perder o costume não declarou esse ano também.
Já o seu homônimo, mesmo sem ter a necessidade de fazer tal declaração, não deixa passar um ano sequer sem enviar a mesma. Entretanto esse ano deixou de fazê-lo devido a sua internação, que por culpa de um erro médico encontra-se em coma na UTI de um hospital público, há cinco meses.
A Receita Federal como todo o ano não se furtou em avisar. Mandou sua correspondência de advertência ao senhor Demóstenes.

Ilustríssimo Senhor Senador,
Doutor Demóstenes de Alcântara Martins.
Tomamos a liberdade de informar a Vossa Excelência, que nos últimos cinco anos não temos registro de ter recebido sua declaração do Imposto de Renda. Solicitamos que verifique junto a seu contador se procede nossa lembrança. Caso já tenha regularizado tal situação queira desconsiderar essa correspondência.
Secretário de Fazenda.

Demóstenes quando saiu do coma a primeira coisa que quis saber foi à data em que estavam. Tão logo soube, perguntou para a sua mulher se ela tinha providenciado a entrega da declaração do imposto de renda.
Sua mulher carinhosamente pediu para que ele não se preocupasse com aquilo, afinal eles nem eram obrigados a fazer declaração. Mesmo assim José mostrava-se preocupado com tal situação. Passados alguns dias obteve alta do hospital e foi para casa.
Como todos aqueles que não entregaram a declaração do imposto de renda, também recebeu a notificação da receita federal.

Senhor Demóstenes.
Nossos computadores acusam o não recebimento da sua declaração do ano passado.
Compareça dentro de 48 horas para regularizar tal situação. O não comparecimento a este órgão implicará na inclusão do seu bem (uma casa) na divida ativa da união, sob pena de confisco da mesma e perda da inscrição no cadastro de contribuintes.
Secretário de Fazenda.

Sua excelência, o senhor Demóstenes, honrado senador da República, continuou viajando pelo Brasil e o mundo as custa dos contribuintes, e desfrutando de tudo a que tem direito, não dando a menor atenção para a cobrança recebida.
Já o senhor Demóstenes, humilde cidadão, com o impacto da cobrança voltou a ser internado e encontra-se em coma.
Fernando Antonio Pereira
Enviado por Fernando Antonio Pereira em 12/10/2019
Código do texto: T6767689
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.