Frango à grega

Na noite anterior, Janice havia tido uma experiência não muito agradável ao fazer um pedido de refeição na recepção do hostel, em Atenas. Como não falamos grego, a recepcionista encarregou-se de ligar para um fast food das vizinhanças, o qual, segundo ela, também fornecia saladas. O pedido não demorou para ser entregue, mas quando Janice recebeu o pacote, percebeu que havia algo errado:

- Eu pedi uma salada, não um Monster Burger! Aliás, nem sabia que existia isso aqui na Grécia! - Protestou ela.

Eu acabei comendo o sanduíche, e ela, contrafeita, as batatas fritas.

No dia seguinte, não querendo enfrentar o mesmo problema, decidimos que iríamos comer antes de voltar ao hostel à noite. Já havíamos visitado a Acrópole, o Partenon, a Ágora de Atenas, e agora a ideia era conhecer um pouco da vida local, começando pela cidade onde estávamos hospedados, a simpática Agia Paraskevi, na Grande Atenas.

Pela hora do almoço, estávamos caminhando ao longo de uma rua, nas vizinhanças do hostel, comparando as semelhanças com as cidades de porte médio que conhecíamos no Brasil, e também as óbvias diferenças, como os letreiros majoritariamente escritos em grego.

- A Grécia deve ser o último lugar onde, apesar de não conseguirmos entender o que está escrito, podemos ter ao menos uma ideia, pelo conhecimento do alfabeto. Imagino como deve ser na Rússia...

- Na Rússia, vamos ter que usar o Google Translator - avaliou Janice. - Mas as marcas famosas são as mesmas em todos os lugares... olha ali, um Starbucks!

- E uma Häagen-Dazs, mais adiante... engraçado, encontrar estabelecimentos assim como lojas de rua e não dentro de um shopping center - ponderei.

- Só está faltando um KFC, pra gente parar e almoçar - comentou ela.

- Um KFC não... um Chicken Stories! - Apontei. - O que será isso... um KFC grego?

Entramos.

Na parede do fundo da loja, em inglês, estava escrito: "COMER É HUMANO". E, ao lado: "COMER BEM, É DIVINO".

- Bastante pretensioso, para uma loja de fast food - desdenhou Janice.

Os preços também eram compatíveis com a pretensão, logo descobrimos. Mas ao menos eles tinham um Vegan Burger, que Janice adorou. E o cardápio era todo escrito em inglês - ao menos os nomes dos itens, embora não a descrição dos mesmos - o que facilitou nossa comunicação com a caixa.

- Mais fácil do que pedir um quarteirão no McDonald's de Montevideo - aprovei.

Janice me lançou um olhar matreiro.

- Quarteirão, não... "cuarto de libra con queso" - corrigiu.

- Ay, caramba - retruquei, dando a primeira garfada no meu Calypso Chicken.

- [11-08-2019]