NAS COSTAS DO PERU MACHO !

NAS COSTAS DO PERU MACHO !

Quando eu era pequeno vi vários filmes de heróis bíblicos como Ben-Hur, Espártaco, Os 10 Mandamentos, Sonsão e Da Ali-la ! Isso em épocas determinadas, se não era Hércules, Conan, o Bárbaro, Maciste e para não alongar, Tarzan, o Rei dos mais fracos. Depois de ver meia dúzia de Tarzans saí do cinema com uma semente de superpoder dentro de mim ! Ano vai, ano vem e nada dela "dar as caras". Nesta altura do campeonato eu já estava kungfurioso com a onda brucilínica dos cinemas cariocas, aonde só faltava na porta uma gueisha servindo sushi.

Mas Deus é pai, Jesus é filho, veio a tábua da sal vascão:

"Um homem chamado Cavalo" !

É preciso estar muito desesperado para ir ver um filme com este título e eu estava.

Aleluia, oh glória ! Que porrada !

Fiquei 2 horas paralisado (só mexia os olhos) mas deu tempo de a sementinha nascer e florescer ! Saí alucinado, procurando um assalto para meter umas braçadas num "vagabo" (vagabundo safado) ou um em atitude suspeita, para tirar a suspeita na base da bicuda.

O jeito foi esperar o outro dia e fazer o que sempre fazia:

nadar na Praia de Copacabana (RJ) da rua Siqueira Campos até o Posto 6 ! (uns 500 - 700 metros).

Aqui entra a razão do título !

Minha mãe pedia a Deus uma inimiga e quando conseguia, lascava o nome da eleita seguido de uma reza estranhíssima, que só me lembro dessas frases:

"Pelas 7 ondas do mar sagrado, nas costas (nãos seria no terreiro ?) do Peru Macho, aonde não canta galo e nem galinha" !

Não são poucas as pessoas que levam em conta a história das 7 ondas e eu sou uma delas ! Assim, contei 7 ondas grandes e esperei 3 ou 4 pequenas. Não aconteceu nem na segunda vinda. Era a segunda onda da terceira contagem, aí eu pensei:

"não tem tu, vai tu mesmo" !

Corri, "furei-a" e me senti mais leve depois, sabendo que meu anjo da guarda tinha se guardado, tipo "vou na próxima" ! Nadei célere para a terceira e com a ajuda do repuxo, (a volta da água da onda anterior) consegui passar por cima para ver e ter certeza que Iemanjá tinha um acordo com Netuno para me levar para junto dela ! Lembrei da série "Haí Wai", digo, HAWAI 5.0 e aproveitando o repuxo, mergulhei rente à areia e fui nadando com força total, enquanto ela me puxava para trás.

Quando ela me largou, nadei mais um pouco e com o fôlego no fim, subi, subi e dei azar. Ela tinha voltado trazendo meio metro de espuma ! Sem oxigênio, bateu o desespero, demorou mas a espuma desceu, foi tempo suficiente para Netuno acionar o "plano B", o ÁZ na manga ! Uma onda AZssustadoramente grande, do tipo "vou, mato e volto" vinha vindo.

Estou "frito na banha do periquito", pensei. Se eu fosse direto, ela me dobraria em me "embrulharia pra presente" á Rainha do Mar. Imediatamente meu cérebro/com puta dor acionou o programa "Rumo certo com mestre Gilberto" e eu escalei aquela montanha aquosa em diagonal, enquanto ela me puxava. Deslizei pela costa da "vagaba" e usando meus conhecimentos TARZANzísticos, fiz daquele mar-vado minha piscina olímpica. Nem Rubinho 'pé de pato" me alcançaria.

Embora os pescadores do Posto 6 pesquem todos os dias eu estava só, pois êles, a ressaca na madruga, não se aventuraram. Como não nado bem de frente, fui de costa a fim de poupar energia para o ponto mais crítico:

"O POINT DOS SURFISTAS na altura do Posto 5" !

Nadava descontraído, quando sem mais nem menos meu rosto é virado para a esquerda e meus olhos encontram outros olhos (lá pelo 7º andar) do único espectador daquele edifício. Seria meu anjo ? Caí na real e caí literalmente. Senti meu corpo descer abruptamente 1 metro naquele colchão d'água, olhei pra baixo e vi areia branca, 1 metro abaixo. Eu estava quase na arrebentação ! Olhei para o fundo e lá vem outra onda grande, mas "esperando a volta dos que não foram" para ficar maior ! Era Netuno junto com Saturno, noturno, diurno, tudo o que era "urno" para afogar este "pato-pateta" ! Botei 10 no coelho, 20 no veado e disparei lá pro fundão e só parei no Posto 6. Cheguei exausto e fiquei umas 2 horas deitado para me recuperar e pensando:

O melhor Super Herói pra quem se mete numa "furada" dessas é o NAMOR" ! Agora com aquele shortinho suspeito -- mais apertado que pinto no ovo -- vai que para piorar êle tem um nome composto:

"Namor Ado" !

Cu-ru-zes ! Tô fora !

FUUUIII !