O CABOCLINHO E O FISICO
Um caboclinho sertanejo muito devoto de Nossa Senhora Aparecida decide fazer uma viagem para Aparecida do Norte para agradecer a ajuda da Santa e pagar uma promessa que havia feito pois promessa é divida. Dia marcado, toma o trem em sua cidadezinha interiorana rumo a terra da padroeira, alguma estações depois, senta ao seu lado um jovem bem aplumado e os dois seguem viagem por algum tempo se trocar uma só palavra, foi quando o jovem ,talvez entediado do silencio, toma a iniciativa.
___ Vamos conversar um pouco? Senhor!
___ Sim prosiá mas vamus falâ du que, o moço até parece um dotor! Sera que vai mi entendê?
O jovem pensou um pouco, vendo a simplicidade do caboclinho, logo escolheu o tema que com toda certeza dominaria bem e que com certeza o caboclinho nada entenderia.
___ Vamos falar de Energia Nuclear.
O Caboclinho balançou a cabeça afirmativamente e ponderou:
___ É, o dotor tá certo, esse inté parece sẽ memo um bom assunto pra gente prosiá.
Mas em seguida fez uma ressalva
___ Ma antes da nossa prosá sobre esta tar energia nucleá, quero que o moço, que parece muito inteligente me responda uma coisinha.
O Jovem cientista se prontificou
___ Pois não, o que o senhor quer saber?
E o caboclinho percebendo que o rapaz estava mesmo querendo zombar dele falou:
___ Moço, é qui tem uma coisa la na roça que tem me deixado encasquetado das ideia e ate hoje dotor nenhum sôbe explicá direito, veja bem moço, o cabrito come capim, não é?
O rapaz concordou sutilmente com um aceno de cabeça e o caboclinho prosseguiu:
___ O cavalo come capim, não é?
Novamente o rapaz concordou e o caboclinho prosseguiu:
___ E a vaca tamém come capim. Não é verdade?
O jovem concordou com o caboclinho e ainda falou alguma coisa sobre a cadeia alimentar destes animais, palavras difíceis que o caboclinho não entendeu direito, mas na sequencia mandou ver a pergunta.
___ Puis intão, se o cabrito come capim, o cavalo come capim e a vaca come capim, o moço poderia intão mi explicá porque a bosta do cabrito é um monte de bolinhas, a bosta do cavalo é um monte de bolotas grande e a bosta da vaca é um monte mole?
O Jovem cientista que não esperava por isso olhou espantado para o caboclinho e e com um sorriso amarelo no rosto, respondeu:
___ Não senhor! Eu não sei dizer para o senhor o porque disso.
O caboclinho abriu um leve sorriso maroto no rosto e num tom sarcástico foi dizendo:
___ So não entendo porque o mocinho qué prosiá de Energia Nucleá se não entende de merda nenhuma.
Virou o rosto para o lado da janela e feliz da vida, continuou sua viagem em silencio e apreciando a natureza