São João não gosta de foguetório... (Causo)

(linguagem caricata caipira)

Desde piquinininho eu vô nas festa dos santo. Tem festa pra tudo quanto é santo e canto. Mais o santo que eu prefiro é o São João, porque João é o nome de meu avô, do avô do meu fio e do meu irmão e também do avô do Socó que é meu amigo inseparáver. Eu e o Socó nois não se aparta pra nada, nem pra obrá, um fica esperando o outro terminá e até as foinha pra limpa nóis vamo busca. Só um dia nois se apartemo. Tava eu e o Socó vortando de uma festa de Santo Antonho e naquele dia esquecemo os lampião. No caminho tava só escuridão. Pisemo num cachorro bravo que no caminho durmia e o bicho levantô assutado que nois dois só corria, cada um pro seu lado. Só achei o Socó dia seguinte, lá pras banda o Lagiadinho, um corgo onde nois gosta de nas pedra escurregá até as carça rasgá. Eita!!!

Quando chega este tempo do mêis de junho tem as festa dos santo. Nas festa dos santo é brincadera de montão, tem pipoca, tem foguera e o povo fica animado tomando os quentão. Mais tem um tróço que me tem incomodado, é o foguetório, é que nas festa o povo sorta muito rojão. Seu João, avô do Socó, era de grande sabedoria que os pessoar parava pra escutá. Ele falô que São João não gosta de foguetório e que numa conversa co santo ele foi alertado de que quanto mais rojão se sorta pro santo menos nossos pedido são arcançado.

Disse Seu João, o vô do Socó, que São João é o protetor das criancinhas pra elas não fica doente e que quanto mais nois sorta rojão o baruio é muito forte e São Jôao não iscuta os pedido das inocente. É verdade pois nos mêis de junho, julho e agosto é que mais as criancinha fica doente. Santo Antonho não é diferente. Veja quanta moça sortera tem na cidade. É porque tanto rojão nos ovido do santo que ele não iscuta as prece das meuié desesperada. São José veja que dó, é o protetô dos trabaiadô, dos que sofre nos cabo da inchada. É tanto zumbido no ovido do santo que ele num consegue iscutá os grito dos tababaiadô que sofre e os salário cada dia a minguá. São Benedito nem se fala, proteje os cuzinhero e as cuzinhera dos araiá, cum tanto baruio na cabeça o santo esquece de proteje as cuzinhera de se queimá. São Pedro é o protetor dos navegadô, aqueis que infretas as onda forte do mar e os baruio das ondas junto com os estoro dos rojão dexa o santo aturdoado sem podê nossos navegadô ajudá.

Com tanta gente, tanta terra e tanto mar, os santo precisa de silêncio pra se concentrá. Disse o Seu João, avó do Socó, que santo gosta de oração, no silencio, nos aconchego dos lar. Quando a gente entra na igreja, presta atenção, nenhum santo tá gritando, nem anjo tá sortando rojão ou balão pras pessoa e os bicho incomodá.

O meu amigo Socó tamém falô umas coisa interessante sobre os foguetório. Os bicho fica tudo doidinho, as galinha, os papagaio e otros passarinho até abandona o ninho co medo de se matá. É verdade... Os gato e os cachorro corre tudo escondê. As criancinha também tem medo e assusta pra valê. Então pra mor de que se sorta rojão nas festa dos santo?

Conta a tradição que os rojão são pra acordá o santo. Agora, quem diz prô cê que santo dorme. Santo num dorme não, ele fica acordado pra esperá as tua oração. Se o santo dormi as coisa pode disandá pro cê. Então santo fica acordado de dia, de noite, até o amanhecê.

O Socó disse otra coisa que santo não deve gostá é de balão. O pessoar fala que os balão é pra levá pro santo nossos pedido de oração. Que coisa mais sem imaginação!!! Os santo não tão no céu ou em quarque outro lugá. Eles tão no nosso peito, perto da gente, dentro do nosso coração, pra nos guardá. Então pra que balão? Os balão cai nas froresta, nas casa e nas prantação. Veja que coisa medonha queimá nosso arrois e fejão. Pára de sorta balão que os santo cada dia mais vai te ajuda nesta vida, meu irmão.

Se o santo não gosta de foguetório nem de balão o que resta pra gente então é podê se diverti nas festa de São João. O arraia tá lindo, as criança enfeitada, sempre vão sê nossas amada, vamo dá exempro pra elas então, que Deus salve os nosso coração, sem rojão e sem balão. VIVA OS SANTO!!! VIVA SÃO JOÃO!!!

Marcos Rossi
Enviado por Marcos Rossi em 23/06/2018
Código do texto: T6371875
Classificação de conteúdo: seguro