CACHAÇA NA CACHOLA

O velho Chico, um rude sertanejo, morador antigo na região e conhecido por todos por ser um homem de bem, gostava como todo bom caboclo, de tomar um mata-bicho na vendinha do bairro, porem nunca excedendo ao limites e sempre dizia: Tudo em demasia faz mal! Por ser um homem rude, procurou educar os seus filhos com os métodos que ele conhecia, sem rapa pés mas com muita rigidez não poupando umas surras quando o acontecido passava dos limites mas ensinou a sua prole os bons modos e o respeito com as pessoas além da honestidade que era o essencial no seu humilde jeito de entender o mundo, assim tinha o direito de se gabar de suas crias.

Certa vez porem, velho Chico foi visitar o seu compadre que tinha um alambique cebolão, nome dado a um pequeno sistema de destilação de cachaça que, por ser pequeno e em cuja panela onde se coloca o caldo de cana fermentado para destilação era feito de cobre e tinha o formato de uma cebola.

Chegando lá, conversa vai, conversa vem, o alambique destilando, a cachaça pingando do bico do destilador e animados com a prosa, cachava vai, cachaça vem, entre uma dose e outra, o cigarro com fumo de corda enrolado em palha de milho, tarde foi se indo, a noite se aproximando e a essas alturas, nada do velho Chico dar sinais de ir embora, os empregados foram para o merecido descanso, ficando apenas o velho Chico que não dava sinais de despedida, foi ai que o compadre delicadamente se adiantou:

___ Compadre, acho que já esta na hora de irmos para casa que amanhã é um novo dia.

O velho Chico levantou, deu uma cambaleada, se sentou novamente e justificou

___ É verdade compadre mas acho que é miô a gente esperá a chuva passa.

O anfitrião intrigado com a observação do visitante, interrogou:

___ Que chuva compadre Chico! O tempo tá limpo e nem sinal de chuvas…

E o velho Chico levantou de novo, sentando em seguida e insistiu:

___ É compadre, se não choveu, ela num demora chegá, escuita a zoada da danada.

Foi então que o alambiqueiro entendeu que o compadre estava é com a cachola cheia de cachaça e o negocio foi esperar mais um bom tempo, até o velho Chico melhorar da bebedeira.

Maciel de Lima
Enviado por Maciel de Lima em 12/02/2018
Código do texto: T6251401
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.