VIDA DE BOÊMIO
Num pequeno vilarejo do interior do estado vivia um comerciante, era o único vendedor de ferragens num raio de muitos quilômetros, um verdadeiro monopólio naquelas paragens, apesar de ter um linda família composta por um bela esposa e dois filhos lindos, parecia não dar valor a estas particularidades, rico como era, passava parte do tempo na loja e uma outra boa parte do tempo, em orgias pela região, enquanto a bela esposa ficava no aconchego do lar a cuidar dos filhos e, onde ele chegava altas horas e saia logo pela manhã, não dando a devida atenção a família com a desculpa de zelar pelos negócios da familia.
Nos momentos oportunos cafajeste se gabava de suas aventuras amorosas, tanto é que em mutos lugares era chamado de doutor, alguns pensava ser um deputado outros um figurão do mundo da política; veja que desde aquele tempo a politica já era sinônimo de canalhice; pois o homem andava sempre no linho, tinha um barba grande mas bem cuidada e era dono de uma vasta cabeleira e, bem aparentado e gabola como era, não ficava difícil os relacionamento amoroso, pois além de tudo, dinheiro não faltava para gastar com as suas orgias.
Mas como nem tudo nesta vida é definitivo, de certa feita, o comercio do homem começou a desandar, um novo concorrente se estabeleceu na região, as vendas caíram vertiginosamente e consequentemente o lucro diminuiu na mesma proporção e, em certo ponto restaram apenas dois caminhos a seguir, ou continuar com a vida de boêmio gastando o que não possuía com sua putaria e na eminência certa de uma falência em pouco tempo ou então, mudar de vida.
Difícil de imaginar mas o homem teve um ataque de honestidade e honradez, decidiu abandonar as noitadas se dedicar mais a família, afinal de contas já não era sem tempo, os filhos em pouco tempo já estariam mocinhos e além do mais, a esposa era uma linda mulher e o havia aturado e respeitado por longos anos e agora chegou o momento de retribuir o carinho e o amor que dedicara a ele e seus filhos, pensamento nobre e coisas raras de acontecer com um pai desregrado.
Naquela tarde ligou para a esposas como sempre, avisando que iria chegar tarde, depois do expediente, foi a barbearia mandou aparar a barba, pensou em aproveitar a noite, visto ser a ultima noitada de orgia e viveu com a intensidade de sempre, despediu dos amigos e da mulherada e foi para casa decidido ser, deste momento em diante, um dedicado esposo e um exemplar pai de família.
Embora a madrugada já estivesse findando, cansado porem satisfeito, resolveu fazer um surpresa para a esposa que estava só em casa. Pensou em acordá-la para mostrar seu novo visual mas cansado como estava, achou por bem não incomodá-la tão cedo, assim, ao contrário dos outros dias, ainda na sala e em silencio, tirou os sapatos, deixou o paletó sobre o sofá, pensando qual seria a reação da mulher ao vê-lo sem barba, procurou entrar com cuidado no quarto, deitou ao lado da esposa, sentindo o calor de seu corpo se aconchegou mais perto, ela remexeu, virou do lado e sorrateiramente passou a mão no seu rosto, acordou assustada e foi logo mandando.
___ Você tá maluco carequinha, já é madrugada, logo o barbudinho chega.
Quem com ferro fere, com ferro será ferido.