OS DOIS AMIGOS E DEUS
Existiam dois amigos que levavam suas vidas de maneira bem diferente. um era rico, levava uma vida de vadiagem, não queria nada com o trabalhos e tinha uma vida boemia, já o outro era muito simples, humilde, muito trabalhador e tinha suas devoções , o que até que servia de chacota ao amigo rico.
Certa vez apareceu por lá um enviado de Deus dizendo que o Todo poderoso viria visitar os dois amigos e aquele que estivesse com o paiol cheio seria abençoado por ele e, o incrédulo amigo rico se apavorou, ordenou que o rapaz pobre que, por ser seu empregado lhes devia obediência, que enchesse o seu enorme paiol primeiro, porem avarento como era e temendo que Deus lhes levasse toda sua colheita ordenou que no paiol somente fosse depositado a palha do milho, contrariado o rapaz trabalhou de sol a sol para encher o paiol do patrão com palhas de milho conforme ordem dada e só terminou a tarefa dois dias antes da visita aprazada, não tendo tempo suficiente para encher o seu pequeno paiol.
No dia marcado ambos esperavam a visita do Todo Poderoso porem de maneiras diferente, o rico tinha convicção que havia cumprido a sua tarefa, o paiol estava cheio como foi ordenado, o rapaz pobre estava também se mantinha tranquilo pois, se por um lado não teve tempo para cumprir a tarefa haja visto que o padrão não deu trégua, por outro lado acreditava na imensa misericórdia do Todo Poderoso, assim preparou bem o seu paiol, limpou e improvisou ali um altar.
Já era noite quando Deus chegou, foi visitar primeiro o rapaz rico e ao chegar, convicto da missão cumprida, logo tratou de levar Deus ao paiol que para seu espanto estava apenas pela metade pois, preguiçoso como era, esqueceu de fechar as portas e os seus animais domésticos descobrindo a porta aberta e o paiol cheio de palhas, fizeram ali suas camas, e com o passar das noite a palha foi se comprimindo deixando o paiol pela metade e Deus desaprovou a conduta do rapaz rico
Saindo dali foi visitar o rapaz pobre, quando entrou o paiol estava vazio, porem bem limpo, arrumado e todo iluminado com a luz que emanava de duas lamparinas enormes postadas sobre o altar, o rapaz veio ao seu encontro e o acolheu de braços abertos. Deus gostou do que viu e o abençoou ricamente, desde então nada veio faltar a mesa do rapaz trabalhador, pois o que agrada a Deus não é o vil metal, o maior tesouro para Deus é a mansidão de coração e um coração humilde e sereno esta sempre repleto da Luz de Deus.