O PAGADOR DE PROMESSA
A Mentira tem pernas curtas já dizia meu Avo, ensinamento este que foi passado de pai para filho até chegar a ele e a mim já na terceira geração e, a nossa prosa de hoje vem muito bem, comprovar este ditado.
Sabemos que desde antigamente já se faziam a mais diversas formas de promessa a Nossa Senhora Aparecida, era subir de Joelho a escadaria da Basílica, acender vela do tamanho da pessoa que recebeu a graça, levar um cruz nas costas até a Basílica entre outras. Religiosidade esta que permanece gravado na memória do povo brasileiro e que é muito respeitado principalmente no meio católico.
O nosso causo de hoje mostra o atrevimento de um caboclinho que morando na grande São Paulo tinha um de berço católico e era conhecedor destas realidades e por varias vezes pode testemunhar estes acontecimentos pois o seu serviço era visitar clientes que moravam nas cidades ao longo da Rodovia Presidente Dutra por vezes chegando até Aparecida e tinha como transporte uma velha motocicleta.
Acontece que relaxado como era, a moto já estava com os documentos atrasados, sua carteira de habilitação vencida a longo tempo alem do que o veiculo estava em péssimas condições de uso, mas como nunca fora apanhado pela policia, se arriscava a fazer as coisa ao bel prazer ate que naquele dia se viu em apuros com a policia rodoviária pois em determinado ponto da rodovia se deparou com uma blits da Policia Rodoviária e, voltar atrás não era possível e para ultrapassar aquela barreia alguma coisa deveria ser feita, foi então que teve a brilhante ideia para ludibriar os guardas rodoviários.
Descendo da moto, começou a empurra-la ate chegar nos guardas que ao deparem com cena, foram checar o que estava ocorrendo e o rapaz então se explicou que estava pagando um promessa que sua mãe fez a Nossa Senhora Aparecida que se ele se recuperasse bem dum acidente de moto que sofrera a mais de dez anos, ele deveria levar a moto de são Paulo ate o santuário da Aparecida empurrando. Muito abatido informou que a mãe faleceu a pouco mais de um mês e instantes antes de morrer, pediu encarecidamente que ele não esquecesse de pagar a promessa feita por ela, hoje ele esta levando a sua motocicleta até a Basílica de Aparecida..
O caboclinho foi tão convincente que os guardas o liberaram para a penosa tarefa e ele prosseguiu empurrando a sua moto até um ponto em que os guardas já não podiam avistá-lo, parou a sombra de uma abençoada arvore a beira da rodovia para descansar um pouco, visto que a caminhada até aquele ponto e embaixo daquele sol escaldante foi exaustiva.
Após o merecido descanso, quando já se preparava para seguir viagem pilotando livremente a velha motocicleta rodovia afora, observa que ao seu lado para uma viatura da policia rodoviária e o policial gentilmente lhes informa:
__ Ficamos sensibilizados com a sua história, sabemos que esta rodovia é muito perigosa, portando a equipe preocupada com a sua segurança, achou por bem liberar uma viatura para acompanhá-lo nesta tua missão até chegar a Aparecida.
O Rapaz engoliu seco, arrependeu daqueles minutos de descanso pois se não fosse assim, poderia estar longe naquele momento e o negocio foi seguir viagem empurrando a moto na amável companhia do policial rodoviário.