HONESTIDADE DE UM SERTANEJO

Existia naquele bairro um sitiante muito avarento e mesquinho, todos os conheciam pela fama do pão duro, não tinha amizade com ninguém no bairro, era uma família isolada das demais, não iam a festas do bairro e não tinha convívio social, tanto é que em sua propriedade ninguém podia passar, tinha muitas frutas no pomar, muita fartura em casa mas lhe pediam alguma coisa a resposta era certa:

__ Por acaso você mora numa pedra? Pois plante que um dia colherá!

Certo dia um sitiante vizinho trouxe uma família para a formação de café no espigão, lugar alto, uma encosta da montanha, lugar protegido da geada que eram constantes no inverno daquela região, o vizinho mesquinho tinha um belo cafezal já formado e bem na divisa e, como de costume, nos carreadores bananeiras e no meio da lavoura, muitos pés de mamão que mais serviam para alimentar os assanhaços e outros pássaros pois eles não venciam comer os mamões e os pés sempre estavam carregados de mamão amarelinhos pedindo para ser colhidos.

O trabalhador tinha dois filhos que certo dia, acompanhando a mãe que foi levar o almoço no roçado, vendo o mamões pediram ao pai, porem este por ser muito honesto disse aos filhos que ao mamões não eram deles e não permitiu que os filhos pegassem as frutas do vizinho que ele nem sequer conhecia e como acontece com toda criança quando quer alguma coisa, naquela noite um dos menino não dormiu direito e amanheceu só falando no mamão.

O trabalhador contou ao patrão o que estava se passando com o filho e disse que iria pedir um mamão ao vizinho porem de imediato o patrão alertou:

__ Deixe o menino ir pegar o mamão, esta perdendo e o dono é um muito miserável, se você for pedir o mamão ele não vai dar, pode ter certeza disso!

Mas o empregado não acatou o conselho do patrão pois ia contra os seus princípios morais assim, no horário do almoço viu o vizinho que também estava trabalhando no cafezal e foi ter com ele com a proposta de comprar um mamão para o filho que estava doente e a resposta foi ríspida e direta.

__ Não vendo e não dou mamão algum, se seu lumbriguento esta com vontade comer mamão, pois plante, não mora em cima de uma pedra, mora?

Decepcionado voltou ao trabalho cabisbaixo, passou o resto do dia desapontado, ao por do sol foi para casa encafifado com a resposta do vizinho e mal a noite cairá, pegou uma faca, foi ate o cafezal do vizinho, era uma noite de lua cheia isto favoreceu, escolheu um mamão bem viçoso, tirou apenas uma fatia do mamão, o suficiente para matar a vontade dos dois filhos e foi para casa feliz e com a consciência tranquila.

Maciel de Lima
Enviado por Maciel de Lima em 03/07/2015
Código do texto: T5298891
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.