A PREVISÃO DO TEMPO

A tarde estava carolenta, as imediações da vendinha do bairro estavam quase desertas, apenas o dono proseava com um de seus assíduos fregueses o Manoel Português, um dos pioneiros da região, havia chegado ali quando ainda nem existia tal Venda.

Seu Manoel Português como era conhecido por todos devido a sua nacionalidade, era proprietário de uma pequena fazendinha de café nas proximidades da venda, onde criou três filhos e uma filha que, graças aos esforços e determinação do pai, homem de visão, estudaram na cidade grande e arranjaram suas vidas por lá. “Não querem nem saber da roça” sempre fala o velho português, já sem o sotaque tão característico, puxando mais para o jeitão caboclo do lugar. Foi um homem que sempre laborou muito, hoje ele não trabalha mais devidos a sua idade avançada e considera ter cumprido a sua missão, portando quase todos os dias vem à venda para conversar, saber das novidades e passar as horas e só voltando para casa ao anoitecer.

Como homem do campo, seu Manoel era muito respeitado pois sempre observando a natureza adquiriu muito conhecimento e aprendeu como ninguém a observar os sinais dos tempo.

Neste dia em especial, estavam os dois sentados e um pequeno banco de madeira, a sobra de uma frondosa Guaiuvira, em frente a venda quando de repente sopra um redemoinho levantando palha e poeira seguindo morro abaixo rumo ao riacho, seu Manoel observa.

__ Beleza Sinhô, viste isto?

O vendeiro interroga:

__ O que?

__ Teremos chuva até o final da semana.

__ Lá vem o senhor com suas previsões malucas. O que foi que viu desta vez?

__ Ora, pois Sinhô! Então não viste o Redemoinho. Ele se formou e desceu para os lados do riacho, sinal que teremos chuva na certa, se ele se forma e sobe para o espigão é sinal de sol dos bravos.

O vendeiro riu e respondeu:

__ Ora português, ora é o sol se por descoberto e avermelhado no domingo é sinal de sol. ora é a saracura gritar a tarde “Quebrei três potes e um coco”. Se for de manhã é chuva. Isto que sabe é somente o poderoso que esta lá no céu.

__ Ora pois o Sinhô vai vendo. O poderoso nos manda aviso, pois basta saber decifrar estes avisos, vice!

E foi um final de semana chuvoso.

Maciel de Lima
Enviado por Maciel de Lima em 15/04/2015
Reeditado em 15/04/2015
Código do texto: T5208550
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.