O ANCIÃO, O JOVEM E UM JUMENTINHO
Estavam caminhando por uma estrada, um jovem descalço e um ancião puxando um jumentinho, ao cruzarem com um respeitável senhor da região, este deu um conselho ao ancião:
__ Coitado do rapaz, descalço neste sol quente, as areias da estrada devem estar queimando seus pés, coloque-o no lombo do jumento.
O ancião ponderou um pouco, achou que a proposta era condizente com a realidade e acatou o conselho do respeitável senhor, ordenou que o jovem montasse a cavalo no jumentinho e seguiram viagem.
Mais a frente encontrou com uma senhora numa charretinha que, sensível ao quadro que via, gritou:
__ Que rapaz desalmado, você, um jovem saudável, deixando um senhor de idade caminhar a pé, por direito ele deve estar montado no animal e você caminhando.
Assim fizeram, o jovem desceu do jumento e cedeu a montaria Ao velho senhor e seguiram viagem até que mais adiante, outro encontro e outro conselho:
__ Porque os dois não sobem no animal, ele é forte e aguenta levar os dois.
Sem titubear o ancião deu ordem para que o jovem subisse na garupa e seguiram viagem confortavelmente instalados no lombo do animal ate cruzarem com um fanático defensor dos animais e este radicalmente reprovou a atitude do jovem e do ancião
__ Que pouca vergonha, dois vagabundos em cima de um pobre jegue, vocês é quem deveriam carregar o animal e não ele a vocês!
Desceram os dois e se propuseram a carregar o jumentinho porem ao passarem em frente a um hospício, alguém gritou:
__ Olhem, dois malucos carregando um jumento.
Saíram do hospício quatro brutamontes, pegaram os dois, o jovem e o ancião, meteram numa camisa de força e levaram para o hospício.
E meu avo terminou a estória dizendo que sempre devemos ter convicção do que fazemos e não devemos deixar nos levar por palpiteiros pois corremos o isco de não agradar ninguém e acabarmos em maus lençóis.