SABEDORIA SERTANEJA

Após enfrentar uma maratona de estudo, primário Ginasial, faculdade, enfim o rapaz, agora um professor, acabou sendo contratado para ministrar aulas numa escola agrícola na zona rural de uma cidadezinha do interior do estado.

Como a escola estava situada na zona rural porem num bairro populoso e um tanto quanto distante da cidade e sem transportes o que demandariam um gasto extra com a sua locomoção da cidade até a escola, achou por bem pagar pensão em um casa de familia no bairro e próxima a escola, tanto é que fazia o trajeto a pé todos os dias e, nesse trajeto passava obrigatoriamente em frente a casa de um caboclinho de idade avançada que ficava o tempo todo sentado em uma cadeira na varanda de sua casa e próximo ao caminho, pois como a idade não lhes permitia os serviços do campo, ali ele se divertia com os poucos transeuntes que passavam, puxando conversa e palpitando sobre os mais variados assuntos.

O então afamado professor cada vez que passava por ali, o cumprimentava e ele, o caboclinho, sempre lhes dirigia uma palavra ate que certo dia ao passar pelo caboclinho este o indagou:

__ Professor não esta levando guarda chuva? Hoje vai chover muito a tarde!

O Professor, conhecedor das ciências, olhou para o tempo, o céu estava límpido, nem uma nuvenzinha sequer naquela bela e ensolarada manhã, ele sorriu sarcasticamente e continuou o seu trajeto até escola se dar a devida importância ao conselho do ancião e levando consigo a certeza de que o pobre homem estava caducando.

A tarde o tempo mudou repentinamente e veio um temporal e se o professor quis ir para casa, saiu debaixo de chuva se encharcando todo mas, não deu o braço a torcer, com certeza foi apenas coincidências.

Algum tempo de pois o fato se repetiu com a mesma pergunta, o mesmo sorriso, o mesmo pensamento e as mesmas consequência: um forte temporal a tarde depois de uma linda manhã ensolarada.

Algum tempo depois, ao levantar o professor observou que o céu estava nublado, parecendo que a chuva não demoraria cair, pegou capa de chuva, guarda chuva e rumou as pressas à escola porem ao passar pelo caboclinho recebeu a orientação.

__ Precisa de guarda chuva não professor! Hoje não vai chover.

Mais uma vez o orgulhoso professor sorriu sarcasticamente, ele que esteve tanto tempo na escola, homem estudado, estava vendo que em pouco tempo a chuva cairia, agora vem um velho caboclo que com certeza nem sabia ler e escrever, dizendo que não vai chover com o tempo como este, só pode estar esquizofrênico.

Seguiu estrada afora rumo a escola, terminado o turno ao final da tarde, sem ter caído um pingo d’água sequer, o céu estava límpido e o tempo firme, isto causou uma certa perplexidade no professor e fez mexer com os seus brios, tanto que na volta, aso passar pelo ancião que como sempre estava na varanda, curioso perguntou:

__ Dias desses o tempo estava firme, o senhor falou que ia chover e choveu, hoje parecia que o mundo ia acabar em água, o senhor disse que não ia chover e não caiu uma gota de chuva do céu. Como o senhor prevê o tempo?

__ Isso é muito fácil!

Retrucou o caboclinho e em seguida complementou

__ É só olhar os cavalos e o vento, eles me contam!

Sem entender nada o professor indaga:

__ Como assim ?

__ Ué siô, eu fico aqui da varanda olhando pros cavalos no pasto, se eles tiverem com a cara pro vento, não chove, agora, se eles virarem a bunda pro lado do vento, é chuva na certa.

Pura sabedoria de sertanejo

Maciel de Lima
Enviado por Maciel de Lima em 12/09/2014
Reeditado em 12/09/2014
Código do texto: T4959873
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.