AS BODAS DE OURO
Para quem sabe ler um pingo é letras, é um ditado muito difundido naqueles cafundó de meu Deus, onde o homem não dava muita importância a leitura, as crianças iam as escolas apenas para aprender o essencial: escrever o nome e fazer conta básicas, o resto era coisa de granfino, gente rica que podia manter os filhos em idade de render na escola, já entre os caboclos a realidade é diferente, tanto que se dizia entre eles:
___ Trabalho de criança é pouco, mas quem perde é louco..
Naqueles confins, apesar da rusticidade do sertanejo, eis que um casal completou cinquenta anos de feliz união, os nobre chamam de “bodas de ouro”, o sertanejo matuto porem, não davam tanta importância para a festa em si, mas católicos fervorosos que eram, procuraram o padre para uma benção especial naquele dia.
Ao tomar conhecimento de tamanha façanha, o padre não deixou por menos, no domingo após a celebração da Santa Missa, chama o casal no altar e pede um testemunho de como, naqueles tempos de tamanha dificuldade, conseguiram vencer cinquenta anos de casados, sem brigas e sem intrigas.
O homem era mais acanhado, permaneceu calado mas a bondosa senhora foi logo revelando:
___ Pois oiâ seu padre, o sinhô sabe qui tudo começo ainda no primero dia de casado, nois ia indo pro nosso rancho qui ficava um tanto longe da casa de meu pai, ai, no meio do caminho, a mula qui levava nois dois numa charretinha arresorveu impacá nu meio da instrada. U João meu marido inté que, mostrô muita paciençia, apiou da charretinha, foi nos ovidos da mulinha e cochicô arguma coisa e dispois disse em voiz arta “um”. A Mulinha ainda meia troncha si alevanto e continuô a trotar, ando mais uma tantada di caminho e impacô di novo. O João apiô dinovo, foi nus ouvido da mulinha, cochichou arguma coisa e disse “um”, nada da mulinha anda, depois disse “dois” a mulinha nem si mexeu foi quando ele arranco o revorve trinta e oito da mucuta e deu um tiro na cabeça da probrezinha que morreu im cima do rasto i ele inda resmungô “treis”. Eu fiquei meia nervosa cum o acontecido e resorvi raiá cum ele mais ele cu revorve ainda na mão, oiô pra mim i disse “um” Foi intão que intendi qui brigá cu João num valia a pena, vice!