A Camisa que Valia Por Mil

Um homem era muito rico e de tanto gastar acabou com todo o seu dinheiro, mas mesmo pobre não tirava a pose de rico. Seu empregado por pena e submissão ficou servindo a ele mesmo sem receber nada como salário. Todos os dias ele acordava e tocava o sino todo enferrujado e o submisso empregado ia até seu quarto levando uma xícara de café ralo com um pão com manteiga quando alguém dava, e a vida ia passando e o resto da riqueza também todos os dia ele vendia algum objeto da casa para pelo menos ter dinheiro para comprar o pouco alimento que os sustentava.

Quando alguém tocava a campainha, ele corria para fazer alguma coisa que demonstrasse que ele ainda era rico, e o empregado era cúmplice.

Em uma manhã uma jovem viu o seu anúncio da venda de um vaso muito raro e foi comprar ao chegar lá, tocou a campainha e foi recebido pelo empregado que se admirou com a beleza e educação da moça, correu e foi avisar ao patrão, ele então teve uma ideia: Vá chame ela deixe aí na porta do quarto e entre deixando a porta semiaberta e assim foi feito. Eis que ele contou o plano: E o fiel escudeiro obedeceu, pegava a única camisa que restava ao patrão e perguntava bem alto: O senhor vai querer usar essa camisa senhor? Ele respondia não essa não!

E assim a pergunta foi feita várias vezes, até que o patrão falou:

-Essa, quero vestir hoje, quero muito que essa moça me veja bem vestido.

A moça que tudo escutava ficou muito impressionada com a riqueza do homem e ofereceu uma boa quantia pelo vaso e ainda o convidou para jantar em sua casa, pois ficou lisonjeada quando ele falou que queria agradá-la.

Depois do jantar se viram outras vezes e depois de três meses casaram-se, e o pobre homem tornou-se outra vez rico passando a novamente ostentar riqueza.

Tânia Suely Lopes
Enviado por Tânia Suely Lopes em 24/04/2014
Código do texto: T4780832
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.