Paladino

Paladino, era o apelido daquele malandro encrenqueiro, que o conhecendo, não combinava nada com o titulo que ele próprio lhe outorgara; Cheio de ter razão em tudo, dono da verdade lá ia ele defender os fracos e oprimidos "na sua concepção".

Sempre fazendo juízo de valores equivocadamente, paladino ia ficando conhecido na sua comunidade, até que certo dia chega para ser seu vizinho, Janjão que de uma cidadezinha do nordeste sairá fugido, por ter acabado com a fama de um valente capitão do mato.

E paladino como lhe era de costume, fazer com todos que por ali se abancava, foi lhe dar as boas vindas e marcar seu território, ali qualquer coisa é com o paladino, ele mesmo em dedo em riste sempre dizia.

Janjão que fazia jus ao nome, nos teus metro e noventa, apenas sacudiu a cabeça em aprovação ao até então desconhecido homem, que para ele não passou de um sujeitinho intrometido e arrogante.

A venda do seu Zé, que ficava bem de fronte à uma igrejinha evangélica, dessa que dava pra se ouvir a pregação do pastor de almas, enquanto se jogava uma sinuquinha entre uma birita e outra, não demoraria para ser noticias de jornal, por ser um palco de tragédia.

Foi Vicentina o pivô do acontecido. De corpinho torneado, andar insinuante e um perfume desses de feira, baratinho mesmo, e com um cheiro que chegava a doer o nariz.

Vicentina, ao conhecer Janjão, se derreteu de amores parecia ter visto um daqueles galã de novela das oito, ”tudo bem” que pala cara do individuo, só se fosse um figurante carregador de saco de batata no Ceasa. Mas como gosto não se discute, aos olhos de Vicentina, o homem era um "tipão". Continuando o acontecido, Ela só não avisou paladino teu mais recente antigo namorado.

Janjão que já estava numa carência de mulher a alguns meses, não deixou passar aquela oportunidade, sem se quer querer saber do passado daquela linda flô como ele mesmo se referia.

Seu Zé vendo que a coisa iria pegar fogo, tratou de avisar Janjão, que por sua vez si quer tomou conhecimento dos fatos. Não demorou para que, paladino começasse a desconfiar que sua amada já havia lhe dado as contas, ou melhor, um par de chifres, o teria trocado por uma nova aventura, porem não sabia quem era o felizardo, quer dizer o infeliz, que ia sentir o poder da sua “justiça”.

Quinzinho que era um Taco de mão cheia, que mesmo de porre matava bolas como ninguém, apostando as fichas juntamente com a rodada de birita,”cachaça” tinha um grave defeito, de fofocar, falar da vida alheia, em uma sinuca e outra.Olha! não é por falar não, mais acho que Vicentina ta arrastando as asa pro Janjão, e se o paladino descobre a coisa vai fede. Dizia ele, porem ninguém lhe dava ouvidos pois sabia o quanto ele gostava de uma fofoca.

Não contente com a indiferença, resolveu ir direto ao paladino, deixando o homem doido de pedra. Alimentado pelo ódio Paladino começou a tramar uma vingança que não deixava de fora nem o tal Janjão, que diga se de passagem estava por ali sem querer encrenca com ninguém já que estava sendo procurado pela justiça, mais um rabo de saias e sempre um rabo de saia, e tinha uma coisa que ele se orgulhava.

Não era de levar desaforo para casa, que dirá de um bostinha metido a valente como ele mesmo se referia ao tal paladino, e como disse Quinzinho “a coisa fedeu”

Era um domingo de sol, daqueles que a rua já pela manhã se enche de garotadas inocentemente a soltar pipas. Seu Zé já de venda aberta, freguesia costumeira, até por falta de opção, lhe ocupava entre pãezinhos, leites e frios, não viu quando entrou em desabalada carreira gritando como louca, Vicentina.

Socorro acudam eles se encontraram e estão se matando.

A essa altura a rua já estava entupida de gente,os pais procurando seus filhos, e curiosos à assistir ao duelo corpo a corpo “faca comendo solta”Paladino rápido como ele só, se valendo de seu tamanho, não encontrava por isso facilidades para atingir Janjão pois Janjão tinha só de braço um metro e trinta, e cisca daqui, cisca dali e que mais se ouvia era um frenético torcer, fura ele, fura ele, e não dava para saber quem tinha mais torcida, até que num rompante, sem ver que ninguém se atrevia a separa-los Vicentina entra no meio e recebe sem nenhum dos dois querer duas mortal facada, uma nas costas e outra no peito.

Sem se quer dar um grito cai ao chão aquela que Fez Durvalino perde o titulo de Paladino e Janjão tornar-se assassino pela segunda vez.

Talmeida 07 / 08 / 2005

Talmeida
Enviado por Talmeida em 04/05/2007
Código do texto: T474253
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.