PÃO COM SARDINHA
Seu Manoel, o velho português, dono da única padaria do povoado ficou boquiaberto quando o freguês chegou no balcão e pediu pão com sardinha, ora pois, pois, aquela era uma padaria tradicional, apesar de vez por outras fazer algumas modernização, coisa que nunca lhe passou pela cabeça era fazer os tais pães com sardinha, ainda que fossem com bacalhau, tudo bem, mas sardinha???? Assim foi categórico ao responder ao freguês:
___ Pão com sardinha nos não fazemos!
Mas o freguês insistiu:
___ Como não, se na semana passada comprei aqui um delicioso pão com sardinha e pelo que eu saiba, não existe outra padaria no povoado.
O português torceu o bigode, reafirmou que não tinha os tais pão com sardinha e o freguês teve de se contentar com uma bengala saindo descontente do estabelecimento, deixando o português encabulado, ora pois, pois, mas que ralhos de história teria sido essa: pão com sardinha.
Isto ficou martelando na cabeça de seu Manoel que nas conversas com os seus agregados, ficava sempre atento na tentativa de descobrir alguma falcatrua por parte deles, visto que realmente não existia outra padaria no povoado e pra dizer que o freguês se confundira de povoado era pouco provável.
Vai daí que numa dessas conversas surgiu uma luz no fim do túnel, o padeiro havia participado de uma festa semanas antes e disseram as más línguas que lá bebeu todas as que tinha direito e as que não tinha, amarrou uma bela de uma fogueira tomando cachaça e comendo sardinha e disseram ainda que saiu da festa cambaleando dizendo que precisava ir direto para o serviço se não, o povo não teria o pão na manhã seguinte.
O português assuntou bem o caso e decidiu inovar fazendo os tais pão com sardinha, mas de maneira mais higiênica e dizem que foi um sucesso.