O CAIPIRA E A DENTADURA
Ele foi sem duvida o maior fazendeiro que conhecemos na sua época, dono das melhores terras situadas à margem direita do São Francisco aqui em nossa região. Homem simples trabalhador conseguiu sua fortuna labutando, dia e noite na lida da roça. Fez seu pé de meia, ou melhor, dizendo seu pé de ouro. Derramando o suor de matuto com dignidade. Mas colocava o trabalho e seus compromissos acima do seu próprio bem estar. Era correto justo e decidido.
Certa vez não suportando mais a dor de dentes, procurou o dentista. —Oia doutor da um jeito nessas porcarias de dentes pra mim, ieu já gastei quais ua lata de creolina quessa merda o trem num mim dá sussêgo sô.
--O senhor colocou creolina em seus dentes isso é La coisa que se faça!
-- Uai se cura bichera pode muito bem cura dente bichado tamém, La na roça é assim a gente usa o qui topa na frente dotor!
-Vamos fazer um tratamento em seus dentes e o senhor vai ver que sossego!
--Vo tratá dente coisa niuma ocê bota as raiz desse trem no sol pramim, mando a cuzinheira aperta a mão no fogo na hora de cumê tano bem cuzido, num gasto ieu mastigá, mode num perdê tempo no sirviço e vamo rasgano.
Com certo trabalho o dentista o convenceu a pelo menos colocar um par de dentaduras, uma vez que ele não abriu mão de tirar todos os dentes. Passou-se o período determinado para colocar as próteses, seus familiares o convencerem a colocar as tais dentaduras. Pronto o serviço o dentista as colocou em sua boca.
--Esse te trem ta pareceno freio na boca de cavalo isso num vai preta não!
--Presta sim, é só uma questão de tempo, mas olha não é pra tirar não, sei que o senhor é homem de opinião aguenta firme tá bem?
--Ta bão ome ieu sô e de palavra!
--Passado algumas semanas ele entra no consultório dentário segurando o queixo comas duas mãos esbravejando e gemendo.
--O que aconteceu com o senhor?
--Essas merdas ta me matano num agüento tanta dor!
--O dentista examinou e disse:
--Olha isso aqui o senhor tem que lavar e escova, pelo menos das vezes ao dia escovarem bem escovado, quanto dia tem que o senhor não escova?
--Uai seu porquera ocê num falô qui era pra ieu aguentá firme, e num tirá esse trem da boca de jeito nium, cumé que ieu limpá se num posso tirá da boca seu merda!