Ao pé da letra
Ao contrario das crianças, determinados adultos mesmo morando há vários anos num país estrangeiro, jamais aprendem a falar corretamente o idioma local. Trabalhou comigo um português da cidade de Guimarães – Portugal que morou no Brasil por mais de 50,anos, no entanto falava com um sotaque tão carregado que parecia ter chegado da “Terrinha” no dia anterior. Devido, a nossa convivência de longos anos eu lhe tratava carinhosamente de “Manoelzinho de Portugal” o meu querido amigo Manoel Dias Peixoto, já falecido Mas, não é de “Manoelzinho de Portugal” que pretendo falar e sim de um alemão chamado Fritz, que conheci numa temporada que morei no Recife.
Fritz veio ao Brasil para executar a montagem dos equipamentos de uma grande fábrica de papel que construí na cidade de Goiana - PE, do grupo Klabim.
Durante a montagem dos equipamentos Fritz passou a namorar uma moça que trabalhava no escritório da fabrica e também era professora de línguas, passaram a namorar e hoje estão casados.
Atualmente Fritz é naturalizado e tem dois filhos brasileiros, ferrenho torcedor do Santa Cruz do Recife,Mesmo com a ajuda da mulher que é professora, Fritz jamais conseguiu falar pelo menos razoavelmente o nosso idioma;Além do seu forte sotaque germânico o homem tem um “cacoete” de trocar o O pelo A e vice versa.
O gringo falando é um desastre e motivo de gozação para aqueles que lhe escutam. O cara fala mais ou menos assim:
O bola da menino caiu em cima da telhado. . .
Norma, a mulher de Fritx detesta que façam gozação do seu marido, por esse motivo resolveu lhe ensinar o português, exercendo uma marcação cerrada sobre o marido, toda vez que ele comete um erro de linguagem é repreendido publicamente pela mulher.
Com a pressão da mulher, até que Fritz melhorou a sua maneira de falar, porém, de vez em quando da lá suas escapulidas, mas, na frente da mulher faz o possível e até o impossível para falar corretamente.
Certa vez a sogra do Fritz veio passar um final de semana na sua casa. No dia seguinte na hora do jantar, Quando a sogra se dirigia para a sala de jantar, ao descer a escada do primeiro andar, tropeçou levando um tombo escada abaixo. Norma ao escutar o barulho da sua mãe caindo, corre em seu socorro, ao ver a mãe estendida no chão, passou a gritar chamando o marido:
- Fritz, Fritz, corra, acuda mamãe !
Fritz ao escutar os gritos da mulher corre até a sala de jantar para socorrer a sogra. Enquanto corria , resolveu corrigir a mulher que tanto insistia para ele falar corretamente, e, . . .
- Norma minha querida, conforme você tem me ensinado corretamente não se fala :
- A-CU-DA mamãe, e sim O cú da mamãe. . .