Campeonato de Caça ao Peba
A capela do vilarejo há muito estava necessitando de uma reforma geral, mas a população era paupérrima. Ajuda para as reformas só aos domingos, quando durante a missa um coroinha recolhia dos fieis aqueles trocados, cuja somatória dava sequer para comprar um saco de cimento.
O vilarejo ficava localizado num pé de serra lá no interior de Pernambuco. Naquela época, naquela região a única fartura era uma “peste” de pebas que infestavam a área, devorando as plantações antes mesmo da colheita..
Foi aí que frei Vicenzzo pároco do vilarejo, resolveu tirar proveito daquela peste de pebas que tanto infernizava a vida dos agricultores. Para angariar fundos para as reformas da igreja, Frei Vicenzzo resolveu organizar em Solidão PE., o Primeiro Campeonato Pernambucano de Caça ao Peba.
As inscrições custariam R$ 1.000,00. Ao vencedor da competição caberia um carro 0K. O segundo colocado levaria uma moto Honda 125.. Os pebas abatidos durante a competição seriam distribuídos com a população carente.
Quando a notícia do campeonato espalhou-se pela região e cidades em torno, Solidão ficou preta de gente, eram caçadores de todas as regiões do Estado, que iam a casa paroquial para fazer as suas inscrições. Logo na primeira semana mais de 200 caçadores já se encontravam inscritos.
No dia do campeonato, Solidão dobrou a população, caçadores, carros e cachorros era o que não faltava. No meio da multidão se encontrava Osvaldo, um carioca de uns 22 anos, que até então nunca vira um peba. A título de curiosidade Osvaldo procurou saber dos moradores do lugar, tudo sobre os pebas, tais como: características, habitat etc. etc. Até um peba vivo foi trazido para que o rapaz soubesse de que se travava.
Como o prêmio era compensador, Osvaldo resolveu fazer a sua inscrição na Casa Paroquial. Mesmo sem experiência, armas e cachorros, naquela noite de sábado, Osvaldo se encontrava em frente da igreja no meio de centenas de caçadores, com o número 412 da sua inscrição preso a sua camisa. Sua única arma e/ou ferramenta era um pequeno bujão de gás com uma mangueira de plástico de uns dois metros que levava na mão.
As 21h00 Frei Vicenzzo vai até o campanário da igreja, e passa a tocar o sino, era o inicio do campeonato. Como numa maratona os caçadores partiram apressados cada grupo em uma direção diferente. O término da primeira etapa seria as 7h00 do dia seguinte. O vencedor seria aquele que trouxesse a maior quantidade de pebas capturados..
Às 07hOO da manhã do domingo, a praça em frente a igreja estava repleta de curiosos à espera dos primeiros concorrentes. Meia hora após eles começam a chegar, cada um trazendo os seus troféus de caça para que fossem contados pela comissão julgadora.
Cada caçador trazia em média de 12 a 13 pebas. De repente surge na entrada da rua uma carroça puxada por um burro, ao seu lado caminhava Osvaldo ainda trazendo na mão o seu “bujão” de gás Quando a carroça parou em frente ao palanque onde se encontrava a comissão julgadora, curiosos correram para ver o que ela transportava. Dentro da carroça se encontravam mais de 30 pebas.
Depois da contagem oficial, Osvaldo foi declarado vencedor da primeira etapa do campeonato, havia caçado exatos 32 pebas para espanto dos concorrentes.
Foi ai que surgiu o dúvida, como Osvaldo sem experiência, armas e cachorros havia capturado tantos pebas ? Pressionado pelos concorrentes Osvaldo foi obrigado a relatar a tática adotada para capturar tantos pebas, ele contou que, quando encontrava um “Buraco de pebas” enfiava a mangueira do bujão de gás no seu interior abrindo a válvula. Os pebas para não morrerem sufocados, saiam de carreira feita de dentro do buraco.
Os concorrentes sentindo-se prejudicados, tentaram impugnar a primeira etapa do campeonato, mas, como o regulamento do campeonato não determinava o tipo de captura e/ou abate dos animais, Osvaldo foi sagrado vencedor, porém com uma condição, na segunda etapa ele fora proibido de utilizar o bujão de gás
Na manhã da segunda-feira, final do campeonato. Osvaldo em vez de uma carroça carregada de pebas, chegou com duas. Depois da contagem oficial, Osvaldo foi declarado campeão, havia capturado mais 81 pebas.Quando se preparava para receber o prêmio, surge nova confusão entre os participantes, todos protestando, querendo saber como Osvaldo desta vez, mesmo sem o bujão de gás havia pego tantos pebas.
O rapaz foi lavado ao palanque oficial para dar explicações a uma rádio que viera dar cobertura ao campeonato, o repórter se aproxima de Osvaldo e pergunta:
- Osvaldo, como você conseguiu caçar tantos pebas sem
utilizar armas, cachorros e até o seu bujão de gás?
- A coisa foi mais simples do que eu imaginei gente, como
fui proibido de utilizar o bujão de gás, consegui
emprestado o sino do caminhão da entrega de gás. Quando
me aproximava de um “buraco de peba” passava a tocar o
sino, os pebas pensando que vinha mais gás, saiam
correndo do buraco um atrás do outro. Eu do lado de fora
só era pegando os bichos e jogando dentro de um saco