carro de boi e o csarreiro Jonn capitulo 12
Capitulo 12
pagamento das leis trabalhistas, e só depois que foi dividido o lucro dos associados.
Mas como o seu Zé Manuel tinha ficado por ali e viu como foi feita a distribuição dos rendimentos, ele arriscou um palpite dizendo.
__Senhores eu nada tenho com isso, mas eu acho que desse montante o senhor, seu André, deveria tirar vinte por cento, para custeio de caixa. Ex: do montante desse dinheiro o senhor tira 20% e só depois é que deve repartir em partes iguais.
Uma cooperativa tem despesa, e ai todos tem que pagar. E esse dinheiro serve para isso. O senhor que é o presidente faz os gasto e depois numa reunião mais a frente explica na próxima reunião.
Ai como todos já estavam com os dinheiros já nos bolsos, cada um tirou dali os vinte por cento, que o seu André recebeu e já sua mulher que era a secretaria pós tudo em uma segunda Ata.
Quando todos muito contentes se levantaram para irem embora, o seu André ainda falou, tomem cuidado com esse dinheiro, pois é muito, e pode ocorrer de alguém nós tentar roubar.
E seu Francisco respondeu. __Mas aqui nós somos todos, homens direitos, seu André, aqui não tem nenhum ladrão, ou tem. __Não seu Francisco aqui não tem nenhum ladrão, mas o senhor não esqueça que esse dinheiro foi me, pago por um comprador que me é estranho, e eu os recebi num banco, num guinche, onde tinha mais gente me vendo, e eu sou também muito conhecido, segurança é bom à gente ter por isso é “melhor” a gente se precaver.
Cada um dos participantes embolsou trinta e cinco mil e seiscentos Reais e, dinheiro esse que eles não ganhariam nem com um ano de trabalho. O dono da fazenda pegou sessenta mil. Ficando em caixa na cooperativa ficaram R$ 94.080 reais.
O senhor Jonm pegou sua grana e subiu para sua casa, e lá ele mostrou o resultado de seus trabalhos para sua cabocla, como um sócio da cooperativa.
E a sua morena dona Carla, nunca tinha visto tanto dinheiro junto.
E quando ele lhe falou sobre a recomendação do senhor André, ela ficou muito perturbada mesmo, mas ele a tranqüilizou a dizendo. __ Não se preocupe minha morena, que eu não acredito em assalto, aqui na fazenda. Mas vamos esconder muito bem este dinheiro.
E foi ele até a cozinha acompanhado de sua esposa, e pegou uma lata velha de óleo de comida, e abriu a metade da mesma, e ali ele pós seu dinheiro, e pós no meio de outras latas, que ali estavam.
E rindo falou, pode um ladrão procurar como quiser que nunca vá achar.
Mas dona Carla falou, mas se eles nós obrigam, nois falar onde esta o dinheiro. __Ora amor nois num fala, ,”ou melhor,” nós diremos que o dinheiro esta aplicada num banco em prazo fixo, de seis meses.
Na semana seguinte, todos continuaram a trabalhar, agora com mais afinidade, porque eles tinham visto que quanto mais trabalhavam, mais ganhavam.
O que pouco trabalhava era o seu André, ele ficava, mais correndo atrás de novas tecnologias, para melhorar a produção.
E ficou sabendo que os pés de café sendo muito velho. Eles produziam cada vez menos.
E soube também que um pé de café podia ser podado uma vez, e assim sua brotagens dava café por mais quatro anos, ficando só um ano logo após sua poda sem dar, e em contato com o dono da fazenda ele puxou esse assunto, e seu Zé Manuel lhes disse: __Agora a fazenda é sua, seu André e de seus associados faça o que quiser.
O senhor só não pode é quando for me entregar à mesma, o fazer com menos pé de café que é plantada de rais. E serve de benfeitoria duma fazenda.