O MENINO QUE QUERIA SER PADRE
Era um molecote criado na roça, uma educação rudimentar, mas como os pais eram muito religiosos a ponto de saírem de casa todo domingo de madrugada e irem ao povoado distante a algumas léguas para assistirem a santa missa, o rapazote se inclinou pela a vida religiosa, deixando transparecer o desejo de ser um padre.
Era um orgulho para os pais ter um filho servindo a Deus porem o pobre rapaz enfrentava insultos de toda espécie visto não ser uma decisão comum, inclusive os mais velhos o insulavam dizendo que para se tornar padre, o bispo mandava capar o sujeito para não sentir desejo carnal.
O menino levava tudo na brincadeira, era um garoto inteligente e quando a conversa estava passando dos limites, procurava contornar a situação para sair daquela saia curta, porem pela intensidade da chacota, esta estória de ser castrado para ser padre acabou ficando guardado em sua mente.
Como não mudou de opinião apesar das chacotas, os pais então procuraram o Padre local e informaram o desejo do filho, o atencioso sacerdote acolheu com alegria a noticia e mais que depressa entrou em contado com o bispo local que logo agendou uma visita ao povoado para conhecer e acolher com carinho o novo vocacionado.
A missa de apresentação foi muito festiva e a igrejinha estava abarrotada de fiéis para verem o envio. Muitos presentes foram providenciados pelos paroquianos num gesto de gratidão e de apoio ao jovem, assim já no finalzinho da missa, reservado um espaço para agradecimentos e entregas dos presentes, primeiro para o Seu Bispo, depois para o padre e por ultimo foi a vez do então novo seminarista receber os seus presentes, sinal de gratidão do povo simples do sertão.
Do presbitério o sacristão foi chamando as pastorais e comunidades paroquiais para homenagear o ilustre jovem com a entrega dos presentes formando uma verdadeira procissão por ultimo chamou a comunidade do jovem que ofereceu um presente inusitado: uma Capa.
E o sacristão gritou para os organizadores:
__ Agora a comunidade do moço, uma CAPA.
O rapaz suou frio, olhou para um lado, viu a comunidade toda rindo,os mais idosos pareciam ter um olhar irônico, olhou para o outro, seu Bispo e o velho sacerdote permaneciam em pé, olhar atento porem sérios, mas foi quando o sacristão, pressentindo que os organizadores não ouviram o seu chamado, gritou de novo:
__ ... e agora CAPA!
O rapaz vendo que a coisa era mais séria do que imaginava, lembrando dos insultos que para ser padre precisaria ser capado, não pensou duas fezes, pernas pra que te quero, saiu correndo da igreja pois ser castrado, mas nunca na vida, nem pra servir a Deus.