Mania de Doença
Meu irmão tem mania de doença. Preocupa-se com qualquer sinal de uma possível enfermidade e por isso, vive assustado. Basta ouvir alguem falar numa doença que ele sente logo os sintomas. Poderia até ser enquadrado na categoria de hipocondriaco, pois muitas vezes se comporta como um. Reconhece facilmente os principais sintomas das mais variadas patologias no seu corpo, entrando muitas vezes em pânico. Mesmo assim ainda fumava.
Morava em uma chácara proximo a cidade. Um dia acordou de manhã com muita disposição para o trabalho. Pegou a enxada e foi capinar no fundo do quintal da casa, queria plantar milho. Depois de algumas enxadadas, sentiu vontade de fumar. Tinha ao alcance da mão uma carteira novinha. Tirou-a do bolso, rasgou o fino papel transparente que a envolvia, e retirou um cigarro para satisfazer seu vício. Antes de acendê-lo, passou a mão na testa para enxugar o suor, que o sol quente fez brotar e escorrer pelo seu rosto. Sentiu a testa lisa e insensível. Pensou em voz alta:
- O que está acontecendo comigo? Porque minha testa está tão lisa?
Dirigiu-se imediatamente ao interior de sua casa. No banheiro, diante do espelho, percebeu uma mancha reluzente em sua testa. Assustado passou novamente, a mão e percebeu que ela continuava lisa, insensível e reluzente. Apressado, foi em direção ao quarto, em busca de um remédio. Procurava daqui e dali e nada! Mas não tinha idéia de nenhum remédio que servisse para aquela enfermidade.
- Cadê os remédios desta casa!
Vendo-o assustado, sua mulher que acabava de se levantar, perguntou:
- Marido, o que está acontecendo?
- É que estou com uma doença esquisita na testa! Preciso de um remédio, mas o que preciso mesmo é de um medico, acho que estou tendo um derrame. Sua mulher ficou assustada, lavou o rosto, colocou seu vestido e rapidamente pegou as chaves do carro e se aproximou dele, enquanto fitava seu semblante.
- O que é essa marca brilhante na sua testa?
-Não sei. Passei a mão e senti-a lisa, também não a sinto quando meus dedos tocam-na. Será que estou tendo um derrame?
-- Deixa disso! Vou chamar nosso filho e agora mesmo vamos ao pronto socorro.
Ela falou enquanto se dirigia ao quarto do filho. Depois retornou a sala onde o encontrou sentado no sofá de frente para a rua, pensativo e assustado. Notou que a mancha brilhava muito, tinha um brilho de plástico. Ela começou a rir alto.
- Porque ri tanto assim?
Ela respondeu-lhe passando a mão na sua testa de onde arrancou o pedaço de papel transparente.
- Olha o que eu achei! Um pedaço de papel transparente grudado na sua testa, eu acho que é o papel da carteira de cigarros. Está vendo de onde veio a mancha brilhante da sua testa? Mais uma vez você ficou assustado a toa.
- Era isto?
Ele olhou o papel transparente e se lembrou de ter aberto a carteira de cigarros no quintal. Provavelmente, estava com ele na mão quando limpou a testa.
- Agora estava explicado
- Bem, mulher! Foi melhor assim!
E ficou pensando que uma pessoa com medo de doenças é capaz de ver fan-tasmas.