TROCADILHO CAIPIRA

Nho Tonico, homem rico, tinha uma bela propriedade, na verdade uma fazendinha e, prestimoso como era, dava gosto de ver as benfeitorias, casa do patrão, casas para os colonos que trabalhavam na em regime de meeiros na trato da lavoura, sobretudo a plantação de café que ocupava a maior parte da propriedade, seguido pelas pastagens e uma boa reserva de mata.

Como se pode notar, homem caprichoso, mas matuto da roça, entendia muito bem de agricultura e pecuária conforme os costumes que foram sendo passados de pai para filho, até chegar a sua pessoa mas que pelo andar da carruagem, os filhos já não levariam tão a serio a tradição, o mundo esta mudando, os estudos avançando e a tecnologia chegando e esta nova geração,aderiu a este novo momento.

Vai daí que por uma infelicidade do destino, Nho Tonico que já não era nenhum mocinho de vinte anos, certo dia decidiu montar uma mula ligeira e arisca que possuía, animal novo ainda, recém-domada, e a qualquer movimento brusco. virava com os arreios na barriga, como costumavam dizer e não deu outra, a mula refugou uma sobra a beira do caminho, deu uns pinotes e atiçou o cavaleiro no chão que lhes custou uma quebradura de clavícula.

Durante o tratamento da quebradura, também apareceu umas cólicas violentas, que ao ser examinado o doutor indicou com urgências uma operação de vesícula para a retirada das pedras causadoras de tais dores e, como já estava de resguarde por causa da quebradura assim, como o que não tem remédio, remediado esta, já aproveitou e fez a cirurgia para se livrar de vez destas malditas dores.

Na convalescência o homem perdeu alguns quilos, se ausentou de suas visitas rotineiras ao povoado, sempre pedindo aos filhos para fazer as compras rotineiras, mas assim que melhorou, tomou as rédeas da situação e chegando nos pontos de encontro de costume, todos queriam saber o acontecido e ele, querendo mostrar um pouco de conhecimento de medicina que havia adquirido nesta sua estadia no hospital e ávido por melhor informar o acontecido em termos científicos e acaboclado como era foi logo respondendo:

___ Pois num é qui passei com as águas pelo pescoço, criditem oceis qui veio tudo duma veis só, quebrei a visicula e por cima inda fui perado clavícula. Mais gora to bão graçaza Deus!

Maciel de Lima
Enviado por Maciel de Lima em 06/06/2012
Código do texto: T3709771
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.