A Vida do seu Juca capitulo 58
Capitulo 58
sozinho; __eu tenho raiva desses que vai buscar gente de fora em vês de empregar os nossos daqui, o seu Juca mais dois que ali estavam encararam o homem gordo e seu Juca que respondeu.
__Senhor eu não estou procurando empregados eu quero homens que trabalhem. O homem gordão não entendeu o recado do seu Juca e respondeu. __Aqui na cidade esta cheio de homens para olhar sítios.
E seu Juca mais uma vês disseram: __Eu não quero pessoas para olhar o meu sitio, moço, isso eu já faço, eu quero gente para trabalhar e ninguém melhor que os nortista para fazer isso.
Daí o homem ficou quieto e seu Juca agradeceu pela informação, que lhe deram e foi atrás de um advogado.
Achou um escritório muito bem montado, e entrou lá atrás da escrivaninha uma linda moça lhe cumprimentou, e ele perguntou quanto lhe cobrariam por uma consulta.
E ela lhes disse: __Se o senhor fazer só a consulta é trinta reais, mas se ele pegar sua causa o preço é o que vocês combinarem na hora de se fazer o contrato.
Capitulo 29
__Então, por favor, marque uma consulta. __O senhor pode entrar, hoje, ele esta folgado, e o seu Juca entrou, lá atrás da mesa estava um homem ainda muito jovem beirando uns trinta anos de idade, que o cumprimentou e se apresentou–se dizendo eu sou o advogado Afonso as suas ordens sente –se..
Antes de sentar–se o seu Juca lhes disse estendendo a mão para os comprimentos. Eu sou Juvenal Clarins Forreis, mas todos me chamam de Juca, e tenho uma historia para lhe contar.
__Então conte me seu Juca eu gosto de ouvir historias e veremos como solucionar.
__Bem Dr. Afonso eu tenho algumas propriedades e um pouco de dinheiro que é para fazer a manutenção dessas propriedades, esta no banco muito bem guardado, e também tenho três filhos, que no passado já judiaram de mim e de minha velha.
E quando eu morrer eu não queria que essas propriedades fossem parar nas mãos deles, mas sim nas mãos de minhas netas e netos.
__Bem isso é fácil seu Juca, é só o senhor passar as propriedades para as netas em usos e frutos e só poderão mexer nessas terras depois da morte do senhor e sua mulher.
Mas o seu Juca disse: __Mas ai que esta a encrenca, fazendo isso nem eu posso mais dispor dessas terras não é verdade doutor.
E de fato! È isso ai, sacramentou esta sacramentada. Então o senhor vai ter que deixar como esta.
__Pois é ai que esta o problema, doutor eu tenho hoje cinqüenta e oito anos e ao completar os sessenta, eu nada mais poderei fazer sem que os filhos assinem me autorizando, e eu não queria isso e é por isso que eu vim lhe procurar, para vermos qual é a verdadeira saída para esse caso. O advogado pensou um pouco e disse.
__A única saída é o senhor arrumar uma pessoa muito amiga do senhor e pagar lhe para que ele empreste o nome para o senhor por, essas propriedades e é assim se daqui alguns anos depois dos sessenta e cinco o senhor vender as terras quem ira assinar é esse seu amigo que lhe cobrara alguma coisas, mas é a melhor forma de se fazer isso.
Seu Juca pensou um pouco e perguntou, __Mas eu não corro o risco de esse amigo meu mudar de idéia e tornar-se meu inimigo e ficar com as terras para ele.
__Esse risco sempre tem, mas a gente tenta amarrar de uma forma que o senhor estará sempre garantido da posse destas terras e eu vou explicar ‘melhor’, nós passamos para o nome desse sujeito as suas propriedades, com data de três meses atrás e com alguma gorjeta, o dono do cartório registra, ai nos passamos um contrato de compra e venda desse sujeito para com o senhor na data de hoje, se ele mais tarde lhe aplicar essa traição, o senhor tem um documento que três meses depois dele comprar suas terras ele vendeu de novo ao senhor e se ele vier a vender para outra pessoa, ele ainda será processado por vender propriedade duas vezes, entendeu seu Juca.
Ai o senhor faz um testamento em favor de suas netas e nesse testamento o senhor explica que só o senhor pode mudar isso durante sua vida e guarda tudo isso na gaveta de um banco, com copia num outro banco porque assim se o banco pegar fogo ou se roubarem o senhor tem sempre um em segurança.
E durante sua vida o senhor ainda pode destruir o testamento e fazer valer o contrato de gaveta e trazer todas as propriedades em seu nome.