QUEM TEM ... TEM MEDO
Era um caboclinho cuidadoso com a aparência e fazia questão de manter o bigode sempre bem aparado e diga-se de passagem era o que mais o identificava, tanto é que na região toda ficou conhecido pela alcunha de “Bigode”.
Acontece que um fato um tanto inusitado aconteceu na região, um outro homem, nem tanto conhecido como Bigode, acabou por fazer besteira pois, não se sabe porque razão, embora as más línguas tentam justificar o fato, enfiou uma raiz de mandioca no anus, acabou quebrando e foi preciso até uma cirurgia para solucionar o grave problema.
A noticia se espalhou como fogo em palha seca nos dias de verão e o assunto era comentado em todos os lugares, por homens, mulheres, adolescentes e até crianças nas escolas vaziam comentários sobre o acontecido e com riqueza de detalhes que cada um ia acrescentando ao seu bel prazer, inclusive que o talo era tão grande que chegou a pesar mais de um quilo.
Vai daí que numa dessas rodas estava Bigode todo gabola, foi quando um dos presentes não conseguia identificar quem era o dito cujo que havia feito tamanha lambança com a raiz de mandioca e um dos loroteiros na tentativa de identificar o individuo foi logo dizendo:
___ É um cara magro, alto e tem um carro vermelho, mora no sitio lá pra bandas do Brejo Fundo (Brejo Fundo era um conhecido bairro rural do município) e tem um bigode igual ao do Bigode!
A dica foi suficiente e a pessoa foi identificada, porem quase por unanimidade os loroteiros mangaram do Bigode pelas aparências e os riscos de ser confundido com o tal fulano.
No dia seguinte o Bigode apareceu no povoado de bigode raspado.