O TEMIDO SARGENTO FENELOM

Mas intão, poisé! Eu já contei uma ruma di histora i já falei umas coisa qui passaro pela minha vida ô pela minha maginação.

É tudo causo qui si assussedero com a minha pessoa de eu mesmo ô as coisa que eu invento i vô misturando umas verdadi daqui cum umas mintirinha dalí, qui eu vô chuliando nos causos promode ficá mais divertidu.

Mas o causo qui eu vô conta hoji foi um causo qui meu avô contô pro meu pai, i quí meu pai conto pra mim.

Intão foi assim: A históra si assusedeu-se foi lá pru interiô du sertão da Paraíba, ondi plantaro um povuado, qui o povo chamava di cidade, i qui num era nem uma vila.

Um povinho danadu di pobri i miseravi, trabaiadô di alugado nas fazenda dus coroné.

Essa tal di cidade era chamada di Cruz do Agreste, i não passava di um arruaduzinho cum apenas somente duas rua qui si cruzava no meio. A idea da cruz no nome, devi tê saído dalí, ninguém sabia cum certeza.

Mas intão, quase qui eu isqueço di me alembrá, qui bem no cruzamentu tinha um largo ondi os pessoal fazia as feira i chamava di praça.

Tamém afincado bem no meio, tinha uma estalta feita di bronzi qui era, confomi dizia os mais velho, du fundadô da cidade.

Na rua principal, qui ninguém sabia purquê era principal, tinha um armazém onde os povo comprava as miudezas qui precisava, calvão, fumo, querozena, cachaça i umas bolacha com gostu di nada, mas era muito barato i matava a fomi.

Mas agora eu vô pará di fazê arrodeio promode entrá na histora. Antis eu queru avisá qui eu não agaranto qui tudo é verdade verdadera. Os pessoal daqueli tempo aumentava por demais.

Conta a histora du distacamento di puliça, comandadu pelu temido i valente Sargento Fenelom.

O tal di distacamento, contava com dois meganhas, nenhum dos dois era valente, apenas obedecia sem discuti as ordi do temido Sargento Fenelom, mas, medo mesmo era do terrive Aspessada Josia. O comandante não era di brincadera, i não era mesmu. Ninguém falava cum ele mais di duas palavra, era não sinhô, sim sinhô. O cabra pra levá um surra de lombo di facão, não precisava muito i ainda ficava di molho no xadrez por bom tempu. Eu to falanu é claru dos povinho pé di pueira.

Us filhus i afilhadus dus fazendero não sofria persiguição ô mau trato, mas, tomem não gostava nem um pouquinho du militá . Intão era assim. Um não si metia cum outro.

Inquantu o sargento Fenelom si divertia decendu o pau im qualqué disavisadu qui ele cismassi , us aparentadus dus coroné si divertia derrubandu as filha dus pobris alugadus ô cum as mininas du putero di Romilda.

Os pessoal conta tomém qui uma veis aconteceu uma briga por conta di uma quenga qui tava acompanhada di um sujeito qui não era da cidadi, mas tinha uma cara di mau i um jeitu di valentão qui só di olhá já dava medo.

Mas num é qui o froxo do Tidinho arresouveu si ingraçá logo com a mulhé du cujo.

Tá certu que ele era filho do Major Balbino, omi di muito dinhero i jagunçada armada qui agarantia as valentia do mulequi almufadinha. Só qui naquele dia ele tava sozinho, e si esqueceu-se qui o omi era um forasteiro i nem sabia quem ele era.

I daí quandu o Tidinho chegou todo sorridenti i já peganu no braço da mulhé, levou foi um bofeti tão bem dado qui saiu rolandu por de cima das mesas derubanu us copo qui fico até ingraçadu di vê.

Mesmu assim o mulequi ainda deu sorti. O sargento Fenelom estava passandu e acabou com o arranca rabo, prendendu o valentão. Mandô um meganha levá o almofadinha pra casa, promode tirá o inchaço da cara. Dispois di aplicá umas lambada di facão no sujeito mandô ele simbora.

As lambada foi só pra mante a autoridadi, mas, na verdadi tinha era gostado di vê o froxo do Tidinho leva uns bofetis.

O major Balbino, tá claru, ficô furioso do filho te apanhado dum disconhecidu i ainda por cima ficô devenu um favô praquela cavalgadura do Fenelom. Coroné Leocádio, chefe político da região, assim comu us otros, tinha pelo sargento um profundu disprezo. Mas é um mal nessessáriu, costumava dizê. Só não quero qui ele si meta com gente minha... O resto...

Major Balbino completou: Ele é um boçal, mas não é maluco.

Mas intão como é qui eu to contanu pra voça sinhoria, essi tá di sargentu Fenelom qui era pió ainda qui carne di cú di tão runhe qui ele era, I eu inda nem falei du ajudanti, braçu direitu i omi di confiança du sargento. O Aspeçada Josia.

Aquilu é qui era uma alma negra qui até o diabo quiria distança.

Magine o sinhô qui as malvadeza qui o sargento não tinha corage di fazê, o tal di aspeçada fazia e ainda si rindo di gosto di vê o sofrimentu do disinfeliz qui caia na disgraça di atraveçá o seu caminho, lá dele. Não tinha pena era di ninguém, noçu ,velho, mulhé o criança...Quando ele cismava, tava cismado i não tinha cunverça. A macaíba comia no lombo do cujo. Perdão era artigo qui ele não usava.

Os povo costumava dizer qui ele tinha parti com o diabo.

Meu avô não acreditava qui o diabo ia querê fazê negóciu cum um cabra tão runhe.

Daí si assussedeu- se qui di tanto fazê todo tipo di malvadeza, o Aspeçada Josia não fazia mais distinção, batia era em qualqué um. Certa feita entrô amuntado di a cavalo na igreja i foi dandu di rebengui im todo mundo qui tava lá. O padri qui nem tava acustumado cum tanta falta di disrespeito, foi caí na asnera di si quexá pro sargento Fenelom, qui além di não fazê nada ainda deu um passa-fora no velhu padri. A coisa ia ficá purisso mesmu si na igreja não tivesse , Tidinho, o filho do majó Balbino.

O cabra só tava lá promode si ingraçá cum as moça carola i bancá u bom moço. O fato é qui ele apanhô tomem, i o majó não ia era dexá baratu.

Naquela mesma noite o Aspeçada ainda não tava sastifeito i arresolveu armá mais um buchichu nu armazém di Ináciu, ondi os pessoal gostava di ficá bebenu i contanu lorota. O armazém di Ináciu não tava muito cheio naquela noite, despois du rebuceteio qui o aspeçada armô na hora da missa os pessoal ficaro tudo arreculhidu nas casa. Mas o filho du cão só quiria pegá mais um, promodi durmí feliz. Olha qui ele chegou surrí di aligria quando deparô cum aquele omi estranhu, sozinhu cum uma capa estendida im cima da mesa i um copo di cachaça na frenti.

Josia parô im pé dianti du omi. Você não é daqui. Intão u qui qui tu tá fazenu na minha cidade? O omi só levantô us olhos i falô sem levantá a cabeça. – Só vim trazê um recadu du Majó pro sinhô Aspeçada Josia. Acaso é voça sinhoria? -Eu mesmu! I vai falanu logo antis di tomá umas lambada. O sujeito só puxô com a mão esquerda a capa qui cubria a outra mão e mais uma carabina di dois cano. O Aspeçada ainda tentô levá a mão na parabélum, mas num deu tempo. Os dois tiro saiu quase junto no mesmo som i na mesma língua di fogo.

O corpo do aspeçada tombô como qui nem uma bananera num golpi di facão.

Os pessoal conta qui a parti di cima caiu antis das perna.

Na mesa du café na casa du Majó, tava todo mundo arreunidu na maió das animação.

O majó na cabicera si ria de gosto i cumia cum prazê um pedaço di cuscuz nu mesmu momento qui alguém entrava como qui nem o cavalo du cão.

Sargento Fenelom ativava pra todu lado i era só gente caindo i gritandu.

Não deu tempo nem pra corrê ô reagi. Naquela hora da manhã , as arma da casa ainda estava dipindurada nos cabidis i a jagunçada armada, já tinha caído i us qui não caíru morto, saiu foi correndu batendu cum as alpargata na bunda. O majó tava sem fala diante du sargento. Só dava pra intendê qui ele quiria sangui i vingança.

Duas parabélum vomitava fogo sem pará. O majó caiu di cara nu prato di cuscuz, Tidinho tremia i si mijava todo, mas o sargento não tevi pena, teve foi é nojo. O tiro foi certero no meio da testa du disinfeliz.

E dispois foi atirandu im tudo qui via, genti, velha, gente nova, sem pena ô distinção.

Geraldo Cagão, foi o únicu qui escapô daquela disgracera, purquê quando ouviu os primeiro tiro, tratô foi di si escondê no forro, subindu por um alçapão i lá ficô quetinho até terminá. I foi ele qui contô o fim da históra.

Intão, ele dissi assim qui o sargento atirava i gritava como qui nem uma viúva abandonada: Josia meu amô! Josia meu amô! Você tá sendu vingadu, amô da minha vida.!!! amô da minha vida!!!

Agora mi diga ô sinhô. Quem ia maginá qui u temido Sargento Fenelom era omissequissual. Lá a gente chamamus di chibungo.