O CAUSO DO JUIZ DE DIREITO (JUIZ DE PAZ) (qualquer semelhança com a realidade e mera coincidência)
     Tendo ficado viúva aos quarenta anos Maria das Graças, que de graça tinha tudo, dinheiro, fama, beleza; resolveu casar-se com seu único filho e para tanto foi ao Fórum buscar acertar esta situação com o Juiz de Paz. Ali chegando expos a seguinte situação.
     - Senhor Juiz, este mundo está uma insegurança medonha e como agente não sabe quem é quem pra evitar que alguma vadia se aproxime de meu filho por interesse resolvemos nos casar no civil e assim garantir nossos bens na mesma linhagem.
     O Juiz ficou perplexo mediante a informação que mulher lhe deu e de imediato passou a explicar da impossibilidade de tal celebração. Argüiu e provou a Maria o impedimento diante da lei.
     Desolada Maria das Graças voltou pra casa aflita a explicar a situação para o seu filho.
     Pacientemente o moço ouviu da mãe o relato que ela colheu. Quando a mulher acabou o rapaz pegou uma enorme pasta e a encheu de notas de cem reais e no mesmo instante voltou ao fórum ter com o citado Juiz.
     Ali chegando foi bem recebido pelo velho e abordou o mesmo tema que sua mãe fizera minutos antes.
     Preocupado o Juiz ficou de pé e já ia explicar as causas do impedimento legal quando o moço passou as suas mãos à valise abarrotada de dinheiro.
     De olhos abertos, coração pulsando, sorriso nos lábio o velho Juiz completou.
     - Ah! Sua mão não me explicou direito. Ela quer casar é com você. Assim pode. Homem e Mulher. É que eu tinha pensado que ela queria casar seu pai com você; mas sendo você com ela agente ajeita.
     ....