O FALSO PADRE
O FALSO PADRE
     José Joaquim era um sujeito cheio de arte e não havia quem com ele fizesse negócio que não fosse ludibriado em suas artes manhas. José era afamado na região de Catingueiras, atual Cachoeira dos Índios, Estado da Paraíba. Um dia não encontrando mais com fazer negócios visto que já engabelara todos do povoado, mudou os ares indo morar na Serra do Quaty um Sitio nas adjacências do antigo povoado. Muitos anos depois tendo o povoado já esquecido do seu trambiqueiro número um, chegou por ali a fama de um padre Milagreiro correndo pelo rincão. Com a fama dos milagres, das missas santas, não demorou para uma multidão de fieis convergirem para a Serra a fim de ter com o Santo Padre. De catingueira foram muitos os fieis que para ali se dirigiram a procura de um milagre e entre estes um comissário de policia aposentado por nome Raimundo Bandeira que ao ter com o Padre logo cismou na aparência peculiar daquele homem. Matutando em sua cachola como um raio se lembrou do antigo agiota José Joaquim.
     - SERIA ELE? Não seria? A duvida corroía o Comissário visto que o padre aparentava uma pacificidade na voz, uma barba enorme que lhe cobriam a cara e uma careca que avançava por toda cabeça, características bem opostas a figura de José Joaquim do tempo que morou em Catingueira.
     O Padre recebia a todos, rezava, prometia curas e muitos já haviam ocorrido naquele lugar, em contrapartida os cofres da igreja viviam dias de glória abarrotados de oferta.
     Turrão, Raimundo tratou de levantar a vida do Padre e pouco tempo depois teve a real certeza que O Santo homem era o impostor do José Joaquim em sua nova arte manha.
     Pacientemente com documentos da sé e provas outra fez um dossiê bem documentado e enviou ao Delegado de Pombal a fim de obter a prisão do falso Padre.
     Dias depois um pelotão militar comandado por um Capitão e dez soldados aportaram em Catingueira e depois do Oficial conversar com Raimundo arribou em direção a Serra a fim de Prender Joaquim José o falso padre.
     Às seis horas da noite aportou na única ruinha de casas existente no sitio a força policial. Apressados andaram direto a Igrejinha defronte as casas, abordando por ordens do Capitão todas as portas e janelas do lugar.
     Cercado e no momento da hora do Ângelo José Joaquim notou que não tinha escapatória e de olhos na figura do Oficial segurando nesta hora um cálice bento o ergueu diante dos fieis que abarrotavam a igreja a exclamar em tom de oração musical.
     - E ESTA MISSA EU VIM CELEBRAR POR SETENTA MILHÃO. TRINTA E CINCO É MEU TRINTA E CINCO E DO BATALHÃO.
     E os fieis.
     - AMÉM.
     ...
     Dizem que nessa hora até os soldados caíram de joelhos a bendizer-se rezando com seu comandante as santas intenções daquele santo padre.