A MOÇA DO PAU BRANCO


     Pau Branco é um sitio do município de Ipaumirim, Estado do Ceará, fronteira com Cachoeira dos Índios, Estado da Paraíba, E nesta ultima localidade mais precisamente no sitio Baixa Grande, perdurou por cinqüenta anos os forrós de Manoel Calango. A fama de ordeiro, as atrações e a constante presença da Policia garantiram este evento por meio século; até Manoel atingir uma idade elevada que o fizeram parar com seus forrós deixando em todos nós uma pecha de saudade e nostalgia dos tempos idos, das namoradas em fim das camaradagens que se iniciaram ou que aconteceram no Forró de Manoel Calango.
     Voltando ao assunto. Moça, mulher em fim, o sexo feminino tinha sempre entrada grátis, não pagava. Isto gerava nas donzelas a obrigação de não enjeitar cavalheiro; excerto se este estivesse em estado impróprio. A entrada grátis, evidentemente fazia com que os rapazes cientes da presença feminina se dirigissem a Baixa Grande, ao forró de Manoel Calango. Afinal era quase certo se arrumar uma namorada no lugar.
     As caravanas de todas as regiões chegavam nos mais variados carros, e os mais próximos vinham a pé.
     Do Sitio Pau Branco a presença dos forrozeiros sempre foi uma constante entre pessoas do sexo masculino e feminino; geralmente vinham em caminhonete com grande número destes assíduos freqüentadores do forró de Manoel calango.
     Numa oportunidade aconteceu um fato inusitado que agora narro para vocês.
     Uma moça belíssima dançava com outra moça (fato comum ao evento) e estas eram sempre apartadas por pares de cavalheiros que se dirigiam a estas para uma parte (dança) e lá pelas tantas, rasgava o fole Chico Amaro, grande nome da musica regional, nesta noite em que as duas moças forrófiavam animadas.
     Dois mancebos para estas se dirigiram com a certeza da dança já que imperava a regra da não recusa de cavalheiro.
    Aparteadas a primeira sorriu e abraçou o parceiro a saírem dançando animados.
     A segunda fez birra, olhou pro moço e certamente não simpatizando com ele falou.
     - Moço não estou a fim de dançar não.
     O rapaz insistiu.
     - Mais eu estou e você estava dançando som sua amiga. Como não estar a fim?
     A moça, recordando da regra da casa e para não ser deselegante com o rapaz.      Replicou.
     - É que sou nova por aqui, estou de visita. Sou do Sitio Pau Branco e por isso só danço com rapaz do Pau Branco. Compreendeu o por que?
     O Mançebo fez um ar de riso meio sem graça e soltou a seguinte resposta.
     - Ora eu até entendo. Mais não seja por isso! Se você só dança com rapaz do Pau Branco então eu vou mandar pintar o meu agorinha mesmo.
     ....