APELOS DE UM NOIVO DESESPERADO

Naqueles tempos não existiam os meios de transportes que hoje tão bem conhecemos, assim para se locomover de uma ponto para outro, se a distancia fosse longa, gastaria dias, semanas e até meses num carro de boi andando a dez quilômetros por hora se não houvesse nenhum contra tempo. O meio de locomoção mais rápido era o cavalo, este sim, vencia as distância e portanto era muito utilizado pelos sertanejos em quase todos as atividades, até para transportar a noiva ao altar.

João Carlos e Ovídia, popularmente conhecidos por Jóca e Vidia se enamoraram e seguindo a rotina na época, primeiro o namoro as escondidas, depois o pedido de namoro deixando as coisas as claras, a seguir o noivado, finalmente o casamento na capela do povoado distante alguma léguas do bairro de residência dos noivos.

Como de praxe, noiva e noivo foram a cavalo, mas como o oivo não pode ver a noiva antes do casamento, ele saiu adiantado em seu cavalo acompanhado pelo padrinho e madrinha, também cada qual em sua montaria; a noiva saiu mais tarde de sua residência igualmente em sua sela, acompanhado por pelos pais, padrinho e madrinha rumo ao povoado onde seria realizado o casamento.

Casamento realizado, agora o noivo e a noiva juntos, porem cada qual em seu cavalo, acompanhado pelos pais, padrinhos e madrinhas, voltaram para a casa da noiva, onde receberiam os cumprimentos e daria inicio a festança, sempre terminando com um animado baile noite adentro, com direito a valsa dos noivos e tudo mais.

A chegada dos noivos foi uma festança danada e alguém mais desavisado havia comprado uma porção de rojões que retumbaram fortemente fazendo eco no chapadão, os cavalos assustaram e a mula em que Ovídia vinha , deu alguns pinotes e ela, apesar de boa amazona que era, tentou se manter na sela mas foi em vão, num rodopio foi lançada ao chão perdendo momentaneamente os sentidos. Joca apeou como um foguete de seu alazão e correndo gritava.

___ Acuda Vidia! Acuda Vidia! Acuda Vidia! O cuda Vidia!

Felizmente tudo não passou de um baita susto, nada de grave aconteceu com a noivinha, ficando apenas na memória do povo por muito tempo os apelos do noivo desesperado:

___ Acuda Vidia, O Cu da Vidia . . .

Maciel de Lima
Enviado por Maciel de Lima em 02/02/2012
Código do texto: T3475392
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.