CUIDADO COM O AMEM

Bons tempos aqueles que há muito já se foram, hoje são pequenas recordações envolvidas num embrulho de saudade registrados nos causos de um passado não muito distante que, sem a tecnologia que hoje temos, o caboclo molhava a camisa de suor no cabo da enxada enfrentando sol a pino na campina de suas lavouras ou correndo atrás de uma parelha de burro ou bois, no preparo da terra para plantio, a vida na roça não era moleza mas o rude homem do campo enfrentava todas esses desafios com alegria, não existia tempo ruim e até mesmo uma noticia percorria longo caminho até chegar aos seus ouvidos e na maioria das vezes, por estes caminhos era trabalhada, ruminada pelas fonte para que algo desagradável servisse de ensinamento. As informações de fatos e tragédias do passado sempre tinha um cunho religioso, servia para educar os jovens da época e alertar sobre o perigo de se viver na libertinagem, a luxuria era altamente condenada pelas famílias de bem, embora nem sempre isso fosse sinônimo de que tais procedimentos eram respeitados pois, se para toda regra há uma exceção, também a moral não estava imune, mas fato é que a família era unidade e não existia tanta libertinagem como presenciamos hoje.

A religiosidade era o que delineava a vida do camponês de décadas atrás, viviam e procuravam vivenciá-las de um forma até simplória, porem quando alguém começava a lastimar a vida, la vinha o conselho do vovo:

__ Isminino tomem cuidado com que falam puis no ceu di minuto im minuto tem um anjinho qui passa dizendo amem, si ele iscuita oceis falano bobage e dizê amem, a bobage vai acontece na vida dóceis, não abusem não, o ceis vão vê!.

Ele alertava que este anjo tinha a função de fazer acontecer aquilo que a gente estava falando, portanto as bênçãos e maldições em nossas vidas dependeriam única e exclusivamente de nós mesmos, e ele falava com tamanha sabedoria que virava e mexia, quando algum palavrão era proferido ou alguém começava a reclamar da vida, ja vinha o alerta de um dos companheiros: Cuidado com o amem!

Isto tudo virou passado mas que bom seria que toda a humanidade de hoje pudesse acreditar na voz deste anjo e sobretudo, acreditar na força da palavra proferida, que bom se ao invés de reclamações, no nosso dia a dia pronunciássemos somente palavras de otimismo e, mesmo ante as calamidades que ouvimos (ou vemos), pudéssemos tirar o ensinamento positivo para nós e nossa comunidade, com certeza o mundo estaria repleto de bênçãos e quiçá até o mal se envergonhasse de sua existência, desaparecendo por completo da face da terra.

... E UM FELIZ E PRÓSPERO 2012

Maciel de Lima
Enviado por Maciel de Lima em 30/12/2011
Código do texto: T3413392
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.