A CHEGADA DO HOMEM NA LUA
No dia 20 de Julho do ano de 1969 o homem chega a lua pela primeira vez, foi famosa viagem da Apolo 11 e tantos os Jornais quando as emissoras de radio da época não cansavam de anunciar esta fantástica aventura desse três heróis: Michael Collins, Neill Armstrong e Edwin Aldrin. Este feito marcante começou com o Programa espacial Norte Americano que havia estipulado o final da década de sessenta para atingir tal objetivo, assim no dia 16 de Julho foi laçado no Cabo Canaveral, na florida, a Nave espacial Apolo 11 com os três astronautas que quatro dias depois, dois deles estariam pisando no solo lunar, um feito marcante para a história da humanidade.
Na época existia uma certa disseminação dos meios de comunicação no sertão, sobretudo o radio que já era um equipamento que fazia parte da maioria das casas sertanejas, assim as noticias eram assimiladas quase que em tempo real e depois servia de comentários sobretudo no eito de trabalho e alguns caboclinhos mais astuto, teciam até comentários fantasiosos sobre determinados assuntos e este do homem chegar a lua deu muito pano pra manga.
Apesar de ser um fato marcante, Severino, um homem que a muito tempo veio para essas paragens, caboclo bom mas um tanto quanto simples, não acreditava de forma algum que o bicho homem tivesse realmente chegado a lua mais, virava e mexia, lá surgia a historia da chegada do homem a lua juntamente com as mais mirabolantes historia da povoação da lua pelo homem ao que o bondoso homem afirmava com convicção:
___ Imagine se homem subiu na lua siô!, Isso é lorota do governo dos estrangeiro que tá mangando da gente. Oiê no céu seus bobos, num vê que quando é lua cheia, ela tá grandona, bunita, mais quando é lua nova, ela fica piquinininha que é só um risquinho no céu. Oceis acha qui vai cabê o homem lá dentro? Isso é coisa pra ingleis vê, siô!