UMA TRISTE DESCOBERTA
Na pacata cidadezinha interiorana a vida seguia tranqüila e calma, sem novidades até que por vingança política ou cidadania, não se sabe ao certo, a Emissora da Radio Comunitária da cidade foi denunciada junto ao Ministério das Comunicações e naquele dia sorrateiramente, a Policia Federal com toda autoridade que lhe compete, apareceu para uma inspeção, confirmando a irregularidade, lacram os transmissores da emissora que funcionava clandestinamente. De boca em boca a noticia se espalha pela cidade como fagulhas de fogo em palha seca e a cada canto da cidade, a noticia é contada e recontada e como quem conta um conto, aumenta um ponto, varias foram as versões apresentadas sobre o triste episodio, não escapando destas, nem as autoridades locais.
Apesar das fofocas e clandestinidade da emissora, verdade é que embora com parcos recursos, a pequena emissora era ouvida por toda a população da cidade e zona rural , tendo como comunicador mais popular ouvido o Seu Nequinho que comandava dois programas sertanejos na emissora: Amanhecer na roça e Crepúsculo Musical Sertanejo e através dos microfones da emissora, levava mensagens de paz e tranqüilidade a toda população humilde do lugarejo e o homem sentia realizado e compromissado com este serviço.
Era por volta das vinte horas, quatro rapazes faziam algazarra ao redor da mesa de bilhar, no botequim da única e singela praça da cidade. Era mês de junho, o inverno se aproximava e o frio havia espantado a freguesia que costumeiramente freqüentava aquele ambiente ate altas horas da noite. Momento em que adentra no boteco o famoso comunicador da emissora de radio comunitária – e clandestina – da cidade, como que fugindo da infeliz sorte, vai logo pedindo ao vendeiro uma dose da branquinha, o taberneiro vai ate a pia, tomando um copo, enche com o precioso liquido e trazendo o interroga.
__ E a radio? Que noticia tem pra nos dar Seu Nequinho!
O Homem se voltando para o vendeiro, depois de enfiar goela abaixo a aguardente, faz uma careta como de costume e responde.
__ Que nada Seu Manoel, parece que a coisa agora é séria mesmo.
Depois comenta com o vendeiro.
__ Já que é assim, agora vou até a Emissora pegar os meus CDs que deixei lá, pois não se sabe quando a emissora voltara a funcionar ou se voltara a funcionar algum dia
Estava mesmo desanimado o alegre comunicador, despediu e cabisbaixo saiu, caminhando lentamente em direção ao edifico da emissora que ficava a alguns metros do botequim, logo do outro lado da pracinha.
No dia seguinte, apesar do frio, inesperadamente o vendeiro depara com Seu Nequinho a abrir a porta do estabelecimento, o homem estava com a fisionomia muito abatida e vai logo pedindo um café bem forte e quente. Enquanto prepara o pedido o vendeiro interroga
__ O que aconteceu seu Nequinho, parece que não pregou a olho esta noite?
__ Pura verdade. Não Dormi um pouquinho sequer esta noite.
O vendeiro, profundo conhecedor de sua freguesia, percebendo a situação e tentando adivinhar o motivo de tal prostração, vai logo aconselhando o pobre homem a não deixar se abater com o ocorrido, visto que tudo isso deveria ser passageiro e logo a emissora voltaria ao ar novamente e tudo voltaria com antes.
Agradecendo o apoio recebido do comerciante Português, seu Nequinho justifica a noite mal dormida:
__ Não é a Radio que me triou o sono esta noite mas foi os acontecimentos do dia. Imagine o senhor, ontem fui até a emissora para buscar os meus pertences conforme o amigo já sabe. Pequei tudo o que era meu e muito triste estava retornando para casa, o mundo parecia ter acabado, sou aposentado não preciso do serviço, mas gosto do que faço e me identifico com os programas que iam ao ar pela radio. Acontece que ao passar em frente a casa do Advogado Dr. Eduardo, que embriagado estava tendo uma feia discussão com a senhora sua esposa. Não pensei em momento algum de mudar a rota ou voltar atrás quando a recatada mulher toda preocupada, disse para ele ficar quieto, parar com aquele palavreado de baixo nível pois estava vindo gente . No que ele olhou para mim que já estava próximo, pude ouvir dizer:-
__ Que gente? Isso lá é gente!
Cabeça baixa, o radialista concluiu
__ Parece que tudo estava contra mim ontem, depois de tudo o que me aconteceu durante o dia, ainda acabei descobrindo que nem gente eu sou.