Camisa de Gola Canoa

O primeiro emprego do meu cunhado, Antônio, foi no Banco Industrial de Campina Grande, Agencia João Pessoa, quase no final da rua do mesmo nome..

Não sei precisar o tempo, mas, já faz um tempão. “Tonho” recebe o seu primeiro salário, e, livre da dependência financeira do pai, vai até a “Loja Seta "já extinta e muito em modo no meu tempo de rapazola”, onde renova o seu guarda roupa comprando uma série de camisas e calças.

Chega em casa com um grande pacote em baixo do braço. Aos gritos chama a mãe para ver a grande novidade. Esparramando as compras sobre a cama e nervosamente passou a procurar entre as camisas, uma cor de vinho de gola canoa.

Já estava quase na hora do jantar, naquele dia a minha sogra me convidou para jantar na sua casa. , Aos poucos os membros da família iam chegando, “Tonho” já de banho tomado ostentava orgulhosamente sua camisa nova de gola canoa.

O primeiro a notar que o “Tonho”! estava com a camisa nova foi o seu irmão mais velho. Mendonça, que morava no Recife e viera passar o final de semana com a família. Mendonça olha em minha direção piscando o olho, se aproxima do “Tonho”, e. . .

- Meu irmão, onde você comprou essa camisa também tinha para

homem ?

- Oxente, Zé, esta camisa é de homem !

- Lá no Recife quem vestir uma camisa destas...sei...não !

“Tonho” ficou tão encabulado com o brincadeira do irmão que não olhou mais para a sua cara. Mendonça para infernizar ainda mais a vida do rapaz, chama o irmão caçula “Biu” e ao seu ouvido pede para ele também “gozar” o “Tonho”.

“Biu” que não era flor que se cheirasse, se aproxima do irmão, e. . .

- Camisa bonitinha, né “Tonho ! Lá onde tu comprou, também

vende coisa pra homem ?

- Oh mãe, tira este bosta daqui senão meu lhe dou um murro !

Agora eram todos da família a chatear o rapaz. Este P. da vida, entra no seu quarto fechando a porta com uma grande batida.

A mesa já estava posta, só faltava chagar o dono da casa para o jantar ser servido. Não demora muito quando o “velho Sousa” entra de casa a dentro , ido diretamente até o lavatório para lavar as mãos em seguida convida a todos a sentarem á mesa. O velho corre a vista pela mesa e notou que o lugar do Antonio estava vazio.

- Amara, onde anda o Antônio ?

- No quarto Sousa, ele ficou aborrecido com uma brincadeira

que os meninos tiraram com ele, por conta de uma camisa que

ele comprou !

.

O velho grita chamando o filho a sentar-se á mesa. Prontamente é atendido pelo rapaz que se aproxima tomando o seu lugar. Todos na mesa perceberam que “Tonho” havia trocado de camisa, e em coro gritaram:

- “Tonho”, cadê a camisa de gola canoa ?

- TIREI, PÔ !!!

O velho Sousa toma partido do filho, repreendendo a todos e mansamente fala para o filho:

- Que coisa gente, será que o menino não pode comprar uma

camisa com o seu dinheirinho ? Vá lá dentro meu filho e vista a

sua camisa para o seu pai ver !

“Tonho”, meio,encabulado entra no quarto, retornando quase em seguida com a tal camisa gola canoa, se aproxima do pai, e. . .

- Ta bonita pai ?

O velho coloca os óculos na ponta do nariz, aplica a vista, examinando a camisa de cima para baixo e de baixo para cima, olha para o filho, e. . .

- Vá tirar esta camisa seu indecente, isto é camisa de fresco ! ! !