cO sabor das manhãs
 
È bom despertar e sentir a aroma
embriagante das manhãs! Num lindo amanhecer.
Quando o sol vai vagarosamente aparecendo.
 Manhãs de inverno, aquele frio que dá vontade de ficar na cama.
Preguiçosamente vou me espreguiçando, de repente: Ouço o barulhinho que vem de lá de fora.
È o jardineiro, molhando e podando as plantas acompanhado por uma bela orquestra, o canto dos pássaros.
  O bem-te-vi!, bem-te-vi.!
 Jesus, Deus! Deus!O sabiá e a juriti, os pardais, ouço o delicioso côro das andorinhas, bebiriscando as flores do pé de maracujá.
 E o sábiá ,  fez um ninho bem no pé de mandacaru, com um lindo cântico que soa como uma melancolia.
 As árvores se entrelaçam umas com as outras fazendo uma deliciosa abobáda.
 A umburana , as mangueiras,umbuzeiros,e todo outros tipos de
árvores frondosas de frutos, além de uma variedade de lindas roseiras.
  Bem no meu quarto, fica uma enorme varanda que, dá para o jardim onde os galhos adentram...A porta entraberta,posso,
   observar o encanto da paisagem.
. Contemplando! Mergulhada e escutando vozes da brisa  que entra pelas frestas das janelas.
 O sol  vai entrando com um lindo dourado.
 O tempo parece que tinha parado,eu queria congelar ele naquele momento.
 Em plena maturidade sinto em mim a mesma menina
de antes que, ficava assustada com os trovões.
Há plantas, que já crescem bonitas e viçocas, outras dão mais trabalho, e você tem que ter bastante cuidado.
 Todo trabalho exige paciência e tolerância.
Meu sorriso desabrocha com o som orquestrado dos pássaros.
A porta  entreaberta,o cheiro do café torrado
 adentra pela fresta.
Enquanto, ainda adormecida na maceis dos lençóis
de linhos, feitos e bordados nas almofadas de bilro
pela minha avó materna e, guardados com todo cuidado....Era um tradição na familia,as mais velhas ensinarem as mais novas a fazerem a renda.
O cheiro aromatizante do café vai invadindo meu quarto.
com á aroma perfumosa do alecrim, do manjericão e da alfazema ,que vai envolvendo toda a casa nos mais  belos e intimos dos perfumes, escapando uma aroma sutil.
 Sinto um ar de felicidade,onde o sol espalha um brilho dourado.
Naquele momento:Sinto uma imensa nostalgia,  o pensamento volta para alguns anos atrás,uma saudade imensa de mãe Elvira,
  dizendo-me: Vixe Maria!
levanta menina!Ainda  na cama,está parecendo uma arma penada,ocê parace que esta de quebranto,deixa eu te benzer.
 Moça bonita, as pessoas botam oiado.
 Lembro-me como se fosse hoje, ela subindo as escadas vagarosamente para chegar até o meu quarto, que fica na parte de cima da casa, com uns galinhos de arruda na mão dizendo,
deste mal eu te curo.
Aquela doce pureza e, uma mansidão, vem uma enorme paz
uma combinação perfeita, enquanto ainda adormecida
na maceis dos lençóis,vem um silêncio e o cheiro aromatizante ,vai invadindo e perfumando todo o meu leito.Minha casa é como um jardim , onde gosto de cultivar todas as plantas e todos animais, livres. Posso sentir,ver e tocar livremente, andar e me esparramar na grama e apreciar o cochichar das árvores.


mariarayalvessilva
Rayalvessilva
Enviado por Rayalvessilva em 14/07/2011
Reeditado em 06/04/2017
Código do texto: T3095688
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.