O TESOURO ESCONDIDO
“Trabaiá num vale a pena” este era o triste lema do pobre caboclo que vivia enfurnado no seu pequeno sitio bem distante do povoado. O lugar era um paraíso margeando o grande rio, lugar de terra fertilíssimas mas infelizmente a sua coragem era pouca pra enfrentar de sol a sol o cabo do guatambu como vaziam os sitiantes vizinhos.
Assim vivia o homem neste marasmo, o barraco de barrote e coberto de sape estava caindo aos pedaços, nem coragem o danado do homem tinha para arrumar a casa que estava em ponto de cair sobre a família e ele não ligava pra nada e justificando sua preguiça dizia que esse era o seu abrigo e podia vir o maior pé de vento, que jamais ficaria ao relento e afirmava com totada convicção que uma casa só cai se não tiver morador. assim, virava e mexia, passava a noite, chegava o dia e o homem só na vadiagem, apesar de tudo era uma boa pessoa, tinha sonhos de vencer na vida, se tornar milionário, mas não queria nada com o trabalho, nem sequer cuidava de suas galinha e alguns raquíticos suínos que mais pareciam porcos do mato, assim tudo ia ao Deus dará.
Certo dia casualmente conversando com um vizinho de sitio e como sempre reclamando que suas terras não eram boa por isso não se preocupava em plantar pois tinha certeza de que nada colheria devido as péssimas características da terra, o vizinho porem, procurando instigá-lo ao trabalho pois sabia que as terras eram de primeira qualidade, comentou com o preguiçoso que uma terra ruim assim só aconteciam no meio de uma gleba de terras fertes se ali estive escondido algum tesouro valioso e ainda ponderou: Não será por isso que suas terras não produzem?.
Essas palavras ecoaram suavemente aos ouvidos do preguiçoso que ansiava em ficar rico mas sem o sacrifício do trabalho, assim começou cavar a terra na procura do fantasioso tesouro que deveria estar em algum lugar de sua pequena propriedade. Uma vez a terra revolvida, a esposa inventou de plantar alguns pés de milhos e outros tanto de feijão, haja visto que a extensão cavoucada pelo marido era considerável e assim, levando em conta a ótima qualidade dê suas terras, a lavoura produziu excepcionalmente, alcançado um rendimento jamais atingido pelos sitiantes vizinhos
Levado pelos resultados obtidos com experiência da esposa e empolgado com a possibilidade de produzir, o vagabundo entendeu que um grande tesouro realmente estava enterrado na sua pequena propriedade e para usufruir era preciso apenas cultivar a terra.
A partir deste momento em diante, como num passe de mágica e levado pelo desejo de enriquecer, o caboclo deixou de lado a preguiça e não demorou muito para que houvesse um transformação em sua vida e de seus familiares.