O DOUTOR E O CAIPIRA
Um belo jovem criado na cidade grande, sempre teve o caipira como sendo um povo pouco desenvolvido e na comparação com o conhecimento do povo da cidade grande, realmente o é porem, um cidadão como outro qualquer e a honestidade e franqueza é o que ha de mais bonito neste ser humano que lá na roça tem sua cultura sua maneira de ser, levando a vida simples, humilde e feliz a sua maneira.
Assim, tendo se formado em medicina, o doutor burgues decidiu clinicar numa pequena e pacata cidadezinha do interior do estado e através de conchavos políticos da época, lá se foi o recem fromado médico para o atendimento num posto de saúde, prestendo atendimento aos matutos daquela região.
Apesar de ser um rapaz criado nos grandes centros humanos, homem de falar bonito embora um tanto quanto não inteligivel para aquele rudes homens da roça, mas por ser um profissional dedicado, a sua fama de bom medico se espalhou e muitos andavam longas distancia para ter uma receita com o afamado doutor e certo dia adentrou no consultório do medico um caboclo se queixando de constipação intestinal, o doutor o avalia e receita um laxante, pedido que retornasse dali dois dias para uma melhor avaliação.
Dali dois dias lá estava o caboclo, um pouco abatido, mas rude como era, não demonstrava a prostração, o medico o interroga
__ O Senhor evacuou.
O Caboclo respondeu negativamente e o doutor já mostrando preocupado com o caso, lhes receitou mais laxante, porem dobrando a dose e o retorno foi marcado pra dali mais dois dias.
Na data aprazada, la estava o caboclo, agora verdadeiramente prostrado e ao entrar no consultório la veio a pergunta
__ O senhor evacuou?
Mais uma vez o pobre homem analisou a pergunta do medico e respondeu negativamente. Encabulado com o que poderia estar acontecendo com o paciente, já um pouca familiarizado com o palavreado do lugarejo e lembrando das palavras da mulher que momentos antes havia passado pelo consultório trazendo o filho com diarréia, brincou em tom de deboche:
__ Não acredito no que esta acontecendo, quer dizer então que o senhor não cagou?
__ Ahhh! Seu Doto isso sim!...
Respondeu o pobre homem e ainda complementou
__ Oia, adepois do primeiro dia que o sinhô me deu aquele remedim, quase nun consigui chega em casa, me deu um dor de barriga das braba i to qui num aguento mais cagá.