O LIVRO DO MAGICO
O Circo chegou na pequena e pacata cidadezinha, o menino um tanto quanto arteiro, sabendo da novidade tratou logo rodear a casa de espetáculo nômade, porem como não tinha dinheiro para pagar os ingressos, negaceou, negaceou e num descuido dos porteiros, zás, la se foi o menino por debaixo dos panos que protegiam o circo e em cujo interior guardava o segredo do espetáculo.
Uma vez dentro, mesmo com receio de ser descoberto, começou a bisbilhotar o seu interior e ninguém percebeu quando o moleque entrou no camarim do mágico e uma vez lá dentro, achou um grande e estranho livro e pós se a observar folha por folha, porém entre as centenas de paginas, tinham algumas que não tinha nada escrito, estavam completamente em branco, outras estava escrito com letras e rabiscos negros, palavras inelegíveis, enigmas num primeiro momento indecifráveis onde, o preto das letras e rabiscos sobressaiam sobre suas folhas alvas, outra característica encontrada pelo curiosos foi que algumas folhas, e estas eram a minoria, tanto as letras quanto os enigmas e gravuras possuíam um colorido esplendido.
Entretido que estava o menino curioso, eis que entra, saindo do picadeiro onde acabara de fazer o seu numero, o mágico palhaço e sua auxiliar, e encontram o menino a bisbilhotar seus segredos, quase lhe deram um corretivo e o mágico, muito furiosos quis saber o que estava a bisbilhotar seus pertences, o menino, apesar de amedrontado, não retrucou o mágico pois bem sabia que estava errado mas naquele momento apenas questionou o porque do livro ter tais características, folhas em branco, folhas em preto e branco e algumas folhas coloridas.
Apesar da aparecia assustadora, com cara de poucos amigos, o mágico talvez levado pelas boas aparências do ingênuo garoto, enquanto tirava a maquiagem, foi explicando ao menino:
__ As paginas em branco são as pessoas que nada fazem pela sua sobrevivência, colocam tudo como obrigação do governo e de deus e vivem mendigando como se não tivesse nada a ver com o fracasso de sua vida, as paginas em preto e branco, são as pessoas que labutam na vida, mas as vezes de uma maneira solitária quase que mecanicamente fazem as coisas sem objetividade e se tornam escravos de seus próprios anseios, e as paginas colorida, estas sim, são àquelas pessoas que mesmo reconhecendo a sua fragilidade de ser humano, não desistem nunca, trazem a alegria na alma e a paz no coração, vivem em sintonia com a natureza e são as vencedoras.
O menino ouvia tudo atentamente mas procurando um jeito de se safar daquela enrascada, haja visto que estava encurralado no camarim e o artista circense que agora parecia mais calmo e tranqüilo, com um sorriso maroto concluiu:
__ Porem quem descobre o segredo do livro, descobre o segredo de meu sucesso e por castigo não pode sair deste camarim, pois se isto acontecer, ele vira fumaça e dissipa no ar.
A estas palavras, o homem saiu deixando dentro do camarim o menino atrevido num grande dilema: permanecer com vida ou virar fumaça? Era altas horas da madrugada quando o menino foi acordado aos solavanco pela mãe que o obriga ira para cama haja visto que havia adormecido debruçado sobre os livros de estudo.