O CABOCLINHO QUE TENTOU ENGANAR A MORTE
Era um caboclinho muito ambicioso, sonhava vencer na vida a qualquer custo mas não gostava de trabalhar de jeito nenhum, o que ele adorava mesmo era fazer rolo, comprava e vendia de tudo e levava a vida na maciota, porem certo dia, dizem as mas línguas, que surgiu uma oportunidade impar na vida do rapaz, o diabo apareceu na pessoa de um famoso benzedor da região e lhe vez a proposta de lhe dar fortuna, porem em troca o caboclinho deveria dar a sua vida e que a morte viria buscar no tempo oportuno.
Tendo por um lado o medo e por outro, a ambição, o caboclinho pensou, pensou e acabou por fazer o maldito trato com o diabo, a partir de então, tudo em sua vida foi dando certo e o caboclinho ficou rico a olhos vistos, sendo citado como exemplo de um promissor empreendedor na região, todos queriam a receita do sucesso mas ninguém acreditava quando ele dizia ter feito este pacto com o coisa-ruim e, gabola como era, se punha a contar pormenores que os sertanejos desconjuravam e os mais religiosos até se benziam ante ousadia do rapaz.
Acontece que no auge da gloria, aproveitando o máximo da vida, homem forte, sadio e o que não lhes faltava era dinheiro no bolso e lindas mulheres a acompanharem em suas orgias, eis que o diabo lhe apareceu em sonho e lhe deu um ultimato, informando que em determinado dia e hora, viria buscá-lo conforme o trato formalizado a anos atrás.
Desatinado da vida diante da dura realidade, o rapaz arrependeu-se do maldito trato, mas agora já era tarde, não tinha como voltar atrás e como era um moço da moda para a época, o rapaz estava com uma vasta cabeleira e uma enorme e bem cuidada barba, rapaz zeloso pensou consigo mesmo em mudar o visual, pelo menos seria a tentativa de enganar a famigerada morte que o queria levar agora, em pleno auge de sua vida, foi ao barbeiro, e mesmo contando este causo, todos ficaram de queixo caída quando mandou tirar a barba e de quebra, raspar a cabeça, ficando assim carequinha de tudo, estaria por ventura criando juízo o caboclinho fanfarrão?.
No dia aprazado para a visita da morte, por ordem do capeta, ele estava totalmente mudado, parecia outra pessoa, se aprumou vestindo suas melhores roupas e foi para o clube da cidade onde estava havendo um baile e por lá bebeu, dançou, divertiu como nunca e ate esqueceu-se da temida visita.
Dizem que o baile estava animado mas em determinado momento apareceu no salão um homem desconhecido, ninguém viu de onde veio nem como entrou ali, mas era uma pessoa vistosa, alto, forte e trajava um elegante terno preto e a meia noite em ponto, parou em frente ao caboclinho e disse em alto e bom tom para que todos pudessem ouvir:
___ Estou procurando um rapaz cabeludo e barbudo, como não posso voltar de mãos vazias, vou levar este carequinha no seu lugar.
Inexplicavelmente o caboclinho cai sem vida em meio ao salão, aquele homem se retira do salão da mesma forma em que entrou e nunca ninguém ficou sabendo quem era o misterioso homem, só restaram os macabros causos relatados pelo caboclinho moderno.