A SABEDORIA DO CACHACEIRO
Cachaceiro é cachaceiro em todo e qualquer lugar, mas verdade é que o álcool tem o poder de transformar as pessoas, tirando delas o humano e incutindo nelas uma índole de animal, um bicho qualquer, após ingerir exageradamente o álcool uns perdem toda a timidez, fazem macaquices coisas que em são consciência jamais fariam; outros se tornam em um leão, o rei da selva, quer brigar e quando briga e apanha na rua, em casa fazem estripulias com a esposa e filhos, outros se transformam em verdadeiros porcos, vivem jogado na sarjeta, esquecem de fazer higiene pessoal e banho então, raramente tomam; alguns porem viram cachorros, são escorraçados mas não tem vergonha na cara, estão sempre rodeando o boteco; há porem aqueles de uma categoria mais elevada, são os tubarões, na linguagem popular o tubarão é aquele caboclo endinheirado, vida mansa e que vivem de suas aplicações, pois dinheiro é o que não lhes falta e é comum deparar com algumas pessoas que com uma dose a mais de aguardente se fazem passar por ricos, pagam pinga pra todo mundo e aos poucos vão dilapidando seu patrimônio, se é que possuem algum, pois na maioria das vezes são pessoas que já perderam tudo na vida.
Vai daí que certa vez presenciei num boteco do pequeno povoado uma cena que seria comica se não fosse triste, eis que três amigos apessoados, que passavam férias no interior se encontraram e adentraram no dito cujo estabelecimento para refrescar do forte calor do lugarejo com a desculpa de matar a sede ( se é que mata a sede com um copo de cerveja) verdade é que enquanto tomavam sua cervejinha socialmente, pegaram num peleja danada discutindo sobre a coisa mais rápida na face da terra, um deles, um psicólogo garantia que a coisa mais rápida era o pensamento humano, eis que estou em São Paulo, na hora imagino estar em Paris, por exemplo, e já me vem a mente as belas imagens da cidade luz, um outro que era engenheiro contestou dizendo que para ele não existe nada mais rápido do que a energia elétrica, basta apertar um pequeno botãozinho e zás, a lâmpada esta acesa, o outro, um conceituado físico e professor em uma universidade na capital garantia que a coisa mais rápido na face da terra era a luz, aja visto que viajava numa velocidade invejável pois se observarmos bem, dizia ele, nem percebemos que a lapada acedeu e a sala já esta iluminada.
A discussão estava acirrada entre os intelectuais, eis que um caboclinho, também crioulo do lugar embora sem instrução alguma mas ja alto pela cachaça, não aguentou tal discusão e, muito atrevido, meteu a colher no meio da conversa, discordando totalmente dos três, dizendo que eram puro ignorantes, se diziam tão estudiosos e não aprenderam o obvio pois não existe neste mundo nada tão rápido quanto uma dor de barriga
Foi como jogar um balde de água numa fogueira, os três profissionais pasmados com a convicção do caboclinho quase ao mesmo tempo o interpelaram
___ Dor de Barriga? Mas como assim?
E o caboclinho respondeu:
___ Pois não é que dias destes, cheguei em casa com um puta dor de barriga, mas qual o que, quando pensei em apertar o botão pra acender a luz, já havia cagado nas calça.
Este não era nem macaco, nem leão, apenas um homem levemente inspirado pela cachaça.