O CUMPADRE DA MUIÉ DA FRENTE FRIA
- Bão cumpade?
- Calorão danado sô.
- Cada ano isquenta mais né?
- Vai acabá torrano meus miolo.
- Diz lá quele povo da televisão que é o tar de efeito istufa.
- É, tão inté dizeno que nóis da roça num pode mais cortá arve, buli nas bera dos corgo...
- Dexa de sê bobo cumpade. Isso é coisa do povo da cidade quereno passá a perna na gente sô!
- Caos de quê cumpade?
- Ce num tá veno as enchente nas cidade?
- Tô sim e daí?
- Antão, o povo das cidade faiz casa nos brejo, nas bera dos corgo, nos barranco...
- Carma cumpade, quem faiz isso é proquê num tem onde morá.
- Mas antão, quesses guverno que fica fazeno lei, arrume um lugá mió presse povo fazê morada.
- Ce sabe né cumpade, sua casa está bem perto do corgo e cê pode sê murtado.
- Deixa ês vim que tenho uma resposta prês.
- Quar seria cumpade?
- Vô falá que inté vendo meu pedacinho de terra pra pagá a murta mas antes quero vê essa mema lei funcioná no rio Tietê dentro de SP.
- Pegô pesado cumpade!
- Mas antão, nóis tava falano do calorão, vai chuvê não?
- Onte de noite, a moça da frente fria...
- Moça da frente fria...
- Mais ocê é mardoso, hein cumpade?
- Mais num tem que sê? Em todo canar aparece uma moça bunita falano do calorão e vistida de frera!
- Quê que cê quiria cumpade?
- Uai, quea muié na hora de falá do tempo nas praia fosse pra lá!
- De biquíni cumpade?
- Craro. Na hora daqueas inchente sempre num tem um repórter mostrano tudo?
- E se a muié da frente fria fô falá de frio de verdade?
- Uai, firma ela de camisola dento desses hotel cinco estrela, cum ar cundicionado, fingino tá sintino frio, induzino o pobre do povo a comprá uma ropa quente.
- Mais ocê é tarado, hein cumpade?
- Isso não cumpade, tô memo é cansado de vê essas muié ficá apontano o mapa do Brasil. Eas num fala do tempo de Brasília!
- Mais lá é tão petitinho!
- Pode sê inté piqueno mais é de lá que sai a quentura de meus miolos!
JOSÉ EDUARDO ANTUNES