COSMOPOLITA VERSUS CAIPIRA
Cosmopolita: Por que você está cortando esta árvore?
Caipira: Para ascender o fogo no meu fogão.
Cosmopolita: Você sabia que esta árvore é madeira de lei e não pode ser cortada?
- A única lei que conheço é a da sobrevivência. Estou cortando este pau para cozinhar meu feijão.
- Você não sabe que existe fogão a gás.
- Então traga um para mim.
- Só se você me der o dinheiro.
- Como não tenho este fogão também não conheço esta palavra.
- Dinheiro, money, um papel que todo mundo adora.
- Não preciso desse papel para ascender meu fogo porque tenho palha de milho.
- Deixe de ser idiota, com dinheiro você compra fogão, milho e comida pronta.
- Onde a gente arruma esse papel?
- É só ir para a cidade trabalhar. Você trabalha para os outros e eles lhe pagam em dinheiro.
- Como assim?
- Você fica um mês inteiro na cidade varrendo as ruas e no fim do mês a prefeitura lhe paga um salário mínimo.
- Isso dá para comprar o quê?
- Dá para comprar vinte frangos.
- Mas você acha que eu vou viver só comendo frangos?
- Isto é só um exemplo porque com este salário você vai ter de pagar luz, gás, água, transporte, impostos, remédios, material escolar para os filhos, pão, etc., etc.
- Deixa eu cortar meu pau para arrumar uma lenha?
- Pensando bem, acho que você está certo.
- Ainda bem que você concordou com meu fogão porque este tal de gás costuma cheirar muito ruim.
- Você já cheirou algum?
- Do tal gás de cozinha não, mas no gás que sai de você percebi que minha vida é muito melhor que a sua.
JOSÉ EDUARDO ANTUNES