RECONTANDO A CIGARRA E A FORMIGA

Viviam em uma floresta a cigarra e a formiga, só que pareciam estar em mundos diferentes, a formiga vivia imbuída no trabalho, estocando alimento para quando o inverno chegasse pudesse ter tudo ao seu alcance em seu lar e não faltasse alimento para sua prole, já a cigarra no entanto, aproveitando as quentes tarde de verão, vivia grudada nos troncos das arvores da floresta em plena alegria, só se pensava em cantar, cantar, cantar e nada mais, assim passava os seus dias alegrando a imensidão da floresta com seu estridente canto e nada mais.

Como é a lei da natureza, o tempo passou, os longos dias com as tardes quentes do verão foram aos poucos se modificando, a temperatura tornou-se amena e os dias pareciam encurtar cada a cada dia, até que ventos gelados começaram a soprar, as folhas das arvores amarelaram e aos poucos foram caindo, a natureza modificou drasticamente, já não existiam mais flores e o sol pouco brilhava, havia chegado o inverno tanto temido pela dona formiga que com sua despensa abarrotada de alimento, trancou a porta de sua casa e encerrou os trabalhos, agora era só usufruir dos frutos colhidos no período do verão.

Naquele inverno o frio chegou forte, parece que até mais rigoroso do que nos últimos anos mas a precavida formiga vivia com sua prole no calor aconchegante do lar e passaram se alguns dias até que alguém bateu a porta insistentemente. A dona formiga foi atender e não é que deparou com a Senhora Cigarra tiritando de frio pedindo ajuda, queria um lugar quentinho pra ficar.. Dona Formiga, coração mole que era acolheu a pobrezinha que estava em petição de miséria, esquelética, molambenta, e com uma tosse persistente devido a uma forte pneumonia que a tinha adquirido pela vida desregrada que levava, os filhos porem protestaram:

___ Mãe! Enquanto estávamos no árduo trabalho para estocar nosso alimentos, a cigarra vivia na esbôrnia, cantando de galho em galho e até parecia zombar de nossa labuta, agora vem e quer comer do fruto de nosso trabalho.? O que ela fez para merecer nossa compaixão?

A mãe com a paciência e sabedoria que tinha, vendo a humilhação da amiga cantora, então justificou aos filhos:

___ É verdade meus filhos que ela vivia a cantar, mas seu canto não nos alentava e nos alegrava nosso coração aliviando o peso do cansaço nos dias de verão? Este é o dom que Deus deu a Dona Cigarra. Hoje, o mínimo que podemos fazer à ela é retribuir aquilo que de graça recebemos da mãe natureza, pois se todos tivéssemos os mesmos objetivos, quão vazia seria a nossa existência, é preciso vez por outra passar por cima de nosso orgulho e de nossa arrogância e estender a mão ao necessitado.

Os filhos não encontraram argumentos para questionaria a sabedoria materna, assim a dona formiga não só acolheu a Dona Cigarra como também cuidou de suas enfermidade e a alimentou até a chegada da primavera, quando a cantora, saudável e sadia, saiu pela mata a fora cantarolando e alegrando o ambiente enquanto as formigas se empenharam em preparar para o próximo inverno

Maciel de Lima
Enviado por Maciel de Lima em 03/11/2010
Código do texto: T2595429
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.