UM TAL DE PÍTIU

UM TAL DE PITIU

“A leitura atropela até as burrices de uma mula”

- Bão cumpade?

- Bamo levano.

- Cê ficou sabeno da nuvidade?

- Qual?

- O Pitiu comprou a mula Impacadeira do Zé Firmino.

- Aquele home é doido memo, num é?

-Se é. Aquela mula num vai na cidade de jeito nenhum.

-Só se matá. Quando ela chega no boteco do Zé do Golo, ela para e anda só se for pra voltá pra casa.

- Mais aí que tá a nuvidade.

- Qual cumpade?

- O Pitiu foi na cidade nela e ainda ganhou uma aposta do Tião Cordeiro.

- Quê que o home feiz?

- Cê sabe quele gosta munto de lê num sabe?

- Sei. Ele pede pro sô Quinzinho do leiteiro trazê uns jornal prele.

- Puis é. No dia quele comprou a tar mula cismô de ir na cidade desfilá a mula discanelada.

- Mas num impacô na venda não?

- Impacô cumpade.

- Cumé quele feiz?

- Preguntô pro Zé do Golo se num tinha uns jornal.

- Mas aques jornal do Zé imbruiá pão é veio cumpade!

- Mas o home num liga não. Lê inté as propaganda.

- Mas antão?

- Pidiu uma garrafa de cachaça, arrasto a mula pra dibaixo da magueira, muntô nela e começo a lê.

- Aquele home é doido memo.

- Diz que no começo ele tentou tocar a mula em direção a cidade e ela num quis. Antão ele fez um paieiro, lia mucado, tomava um gole e foi indo... Uma hora, duas, trêis hora...

Diz que a mula abanava as oreia, o rabo, dava uns coice e o Pitiu em cima dela, lendo... Dispois de quatro hora a mula resorveu andá e o Pitiu segurou ela porque num tinha acabado de lê a reportage.

- Antão ela foi na cidade?

- Foi cumpade. Diz o Zé do Golo que toda vez que o Pitiu vai na cidade, a mula passa de galope perto da venda cum medo do Pitiu pedi uns jornal.

- Home danado, hein cumpade?

- Mais vai gostá de lê!....

JOSÉ EDUARDO ANTUNES

Zeduardo
Enviado por Zeduardo em 10/10/2010
Código do texto: T2548199
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.