SERVIÇO ÀS MULHERES, CACHAÇA AOS HOMENS
“Conta-se que a muitos anos atrás Deus resolveu vir visitar a terra que havia dado aos filhos de Adão Eva, pois após estes terem cometido o pecado da desobediência comendo do fruto da arvore do bem e do mal, Deus na sua infinita misericórdia, apesar de triste, expulsou-os do paraíso e na terra teriam que ganhar a vida com o suor de seu rosto, entre outros castigos que haviam imposto aos desobedientes. Assim andava Deus em seu carro de boi, vagando pelas estradas dos filhos do homem observando a beleza da natureza quando, num dia chuvoso, passou por uma baixada, a beira de um riacho e o carro atolou no grande lamaçal formado pela enxurrada da chuva e por mais que os bois se esforçassem, não conseguiam remover o carro do atoleiro.
Mesmo sendo Deus, não quis ele dar demonstração de seus poderes, assim, olhando para algumas mulheres que estavam alegres numa aguada bem próxima, lavando roupas, resolveu pedir ajuda as bondosas senhoras que pareciam tão felizes mas cada qual apresentou uma desculpa para se safar da ajuda:- uma disse não poder ajuda-lo, pois deveria lavar toda a roupa de família e não tinha tempo a perder, outra justificou estar com o feijão no fogo e precisava voltar logo para casa, outra disse ter as crianças para dar banho, portanto precisava terminar logo o serviço, outra ainda tinha as crianças para mandar para escola e assim por diante, uma a uma foi apresentando desculpas desculpa e Deus, bondoso e compassivo, agradeceu a todas e saiu cabeça baixo, desapontado com suas filhas.
Caminhando de volta para o carro, imaginando como faria para resolver este problema terreno, lembrou, porem, que a alguns metros atrás havia passado por uma venda onde estavam os desocupados e vagabundos a gastar o tempo e para lá rumou decidido pedir ajuda a estes. Ao chegar na venda decepcionou mais uma vez com o que encontrou:- seus filhos na maior algazarra, todos embriagados, envolvidos na jogatina de cartas, contando lorotas e tomando cachaça. Embora o ambiente não fosse dos melhores, como era de seu feitio, Deus não desistiu de sua idéia de pedir ajuda para desatolar o carro na baixada e assim o fez.
Os homens entreolharam, o silencio foi profundo e já estava quase acreditando ter perdido seu tempo, quando um dos bebuns disse em voz alta:-
________ O que tamo esperano gente! vamos ajudar o homi sôh!
E numa debandada saíram da venda na maior alegria, embriagados sim porem com disposição para ajudar aquele desconhecido. Ao chegarem na baixada, arregaçaram a barra da calça, embrenharam na lama com convicção e num instante haviam transposto o carro do outro lado do rio, deixando-o em terra firme. Alegres da missão cumprida despediram do estranho e voltaram para a venda.
Diante da realidade, Deus em segredo, abençoou profundamente, aquele momento, desde então nunca mais faltou serviços as mulheres e nem cachaça aos homens.