Repórter do Cariri

A maioria dos meus “causos” são inusitados e até engraçados, ocorridos nos diversos canteiros de obras por mim construídas em boa parte dos estados brasileiros. - O conto de hoje é verdadeiro e aconteceu no dia 30 de outubro de 2003, durante uma visita do presidente Lula à Paraíba. O fato é tão interessante que resolvi transforma-lo em causo para deleite dos meus leitores.

Durante a visita do presidente Lula a Campina Grande, estava previsto a sua ida ao Cariri paraibano, onde na Cidade de Cabaceiras – PB., Lula iria conhecer os efeitos da seca percorrendo um trecho seco do leito do Rio Taperoá, afluente do Paraíba. - A incumbência de registrar este fato coube ao meu amigo Carlos Siqueira, veterano repórter e apresentador da Televisão Paraíba, onde trabalhamos. - Sabendo da localização exata onde o helicóptero presidencial iria pousar, Carlinhos e sua equipe dirigiu-se até Cabaceiras. Quando chegaram, o local já estava tomado pelos seguranças da presidência, que em pontos estratégicos vigiavam a área de olhos bem aberto, impedindo a aproximação de curiosos. - Ninguém podia ultrapassar a cerca que protegia as margens do rio. - Carlinhos e sua equipe escolheram um local e ficaram a espera da chegado do helicóptero presidencial sob aquele sol abrasador do cariri. - Por volta das 11h30 a aeronave desse no local previamente escolhido, a menos de cinqüenta metros onde se encontrava Carlinhos e sua equipe. A porta do helicóptero é aberta e dela dessem: Cássio Cunha Lima – Governador da Paraíba, o Presidente Lula e o Ministro da Integração Nacional – Ciro Gomes. - Eles percorrem um pequeno trecho do areal do Rio Taperoá, passando bem em frente a equipe da TV, quando o repórter Carlinhos teve uma idéia. A equipe levava no meio dos seus equipamentos, um velho rádio-gravador de pilha marca “Moto-Rádio”, muito usado na década de 70, de propriedade do motorista da equipe, Carlinhos procura o motorista da equipe, e. . .

- Vánio, onde anda o teu velho rádio-gravador ?

- Ta na mala do carro Carlinhos !

- Corre lá pega o “bicho” e levanta ele sobre tua cabeça !

- É pra já ! Falou o motorista

Vánio vai até a mala do carro, pega o velho gravador e com as duas mãos levanta o gravador acima da cabeça como Carlinho ordenara. - Enquanto isto Carlinhos passou a gritar:

- Senhor Presidente. . . Oh Senhor Presidente, conceda uma entrevista a um repórter do Cariri ! Gritava Carlinhos do outro lado da cerca.

Lá no meio do leito seco do rio, o Ministro Ciro Gomes escutou os gritos do repórter e fala alguma coisa ao ouvido do Presidente, este olha em direção a equipe do outro lado da cerca. - Com toda certeza quando o Presidente viu o motorista com aquele velho gravador modelo (Maleta da Cobra) sobre a cabeça deve ter imaginado :

- O “companheiro” repórter com aquele gravador, deve ser mesmo do Cariri ! ! !

O Presidente Lula se aproxima da equipe e concede uma entrevista ao nosso Carlinhos Siqueira o “Repórter do Cariri”. - Talvés este tenha sido o maior furo de reportagem feito por uma equipe de televisão, durante a visita do Presidente Lula ao Cariri da Paraíba.