O AVANÇO DA MEDICINA
AVANÇO DA MEDICINA
O lugarejo que no inicio era apenas uma referencia naqueles cafundós, se tornou um pequeno povoado, o povoado cresceu, já se tornou quase uma cidade, dando aos cidadão do lugar o anseio de lutar por sua emancipação. O progresso bate a porta pedindo entrada através da Estrada de ferro, assim também chega outros recursos sociais no lugarejo, à rede de esgoto, água encanada e um Posto de Saúde com medico para atendimento da população da cidade e região, diferenciando de tal forma, a vida dos moradores da venda dos Bentos e deixando para traz, as tradições perdidas no ermo deste sertão, mas apesar de tudo, a Venda continua sendo o centro de tudo.
É ali, na sua maneira simples de caboclo sertanejo, que Seu Zé Bento recebe a todos de igual forma e é a partir daquele lugar, que toda informação toma corpo. A vida do povoado ainda gira em torno da Vendo do Bento, as novidades, as noticias até mesmo do rincão mais distante chega a venda. Ali todos se fazem um através do carismático vendeiro.
Se Zé Baiano, como era conhecido na localidade, era um homem bruto, rígido, pai de sete meninas e sempre deixou bem claro que suas filhas seriam diferente das demais donzelas do lugarejo e educava as filhas num sistema rígido, procurando sempre controlar a liberdade das meninas, e vez por outra, justificava tal atitude por parte dele, dizendo que os molecotes de hoje, quando começam a “encipuar o pé da perobinha”, já pensam que são homens. Com esta forte marcação, muitos não entendiam o casamento repentino do Paulino, Filho do Aristeu, um pequeno mas bem conceituado morador da região com a Raquel, filha mais velha do Zé Baiano, sabia-se que eles andavam de namorico as escondidas mas o sistemático baiano, após descobrir o caso, havia consentido o namoro, obviamente impondo condições.
Verdade é que houve o casamento, sem muita pompa na verdade, mas se casaram e o tempo, o único que é capaz de dos dar explicações daquilo que muitas vezes não entendemos no momento, passou e numa tarde fresca de final de verão, na frente do venda do Bento, apeia de sua mula tordilha o conhecido e famoso Zé Baiano. Entra sorridente no boteco e vai longo intimando o vendeiro
_______ Oxen! seu Bento, vê logo pra mim, um gole das boa que desce macio. Estou com a goela seca!
O vendeiro, amplo conhecedor de sua freguesia, se dirige ao pequeno tonel de carvalho, onde guarda as cachaças envelhecidas, preferidas do nortista, abre a torneira, enche um lavrado como de costume e de volta ao balcão perguntando ao freguês:-
_______ Amigo esta alegre hoje! posso saber o motivo de tamanha euforia?
O baiano com calma, toma uma talagada de malvada, senti o sabor da danada, joga um pouquinho no canto do balcão, costume da região de dar um gole para o santo, encara o vendeiro e interroga:
_______ Oxen!, homem de Deus, então tu não sabe? Nasceu o meu neto, Filho da Raquel.
O Baiano vira o resto da Cachaça goela abaixo e radiante de alegria, pede outra dose. O Vendeiro atende o freguês e aparenta não dar muita atenção, já acostumado com este tipo de noticia, mas eis que adentra a venda o popular Seu Neco e o vendeiro comenta
______ Neco, veja só, já nasceu o Neto do Zé.
Seu Neco, velho descendente de português e bem respeitado na região, por não ter papas na língua, vai diretamente ao assunto e exclama matutando:
______ Filho da Raquel e do Paulino do compadre Aristeu! Mas não casaram a pouco mais de seis meses!
Velho baiano inebriado de alegria comenta:
______ Oxen! pois não é, homem! Precisamos agradecer primeiro a Deus e depois a Ferrovia que trouxe o tal progresso aqui no nosso cantinho com o postinho de saúde e o médico, veja o senhor que é homem letrado, como são as coisas. Tempos atrás era difícil de vinga uma criança que nascesse de sete meses de bucho. Meu neto, seu Bento, nasceu com pouco mais de seis meses e precisa ver que meninão viçoso. Saco roxo mesmo.
E em momento algum o rude homem da margem para desconfianças quanto à façanha que ele sempre gabava: a de ter casado sua filha virgem enquanto muitas moças da região sabidamente casavam prenhas.
_______ É o avanço da medicina!
Completou o filosófico avô e tomou mais um gole da danada.