Visita inesperada
Dois irmãos pequenos saem do quarto e encontram um homem na sala. Ele está com a mão na maçaneta da porta da rua quando é surpreendido pelos meninos.
- Quem é você?! - Perguntam os meninos.
O homem faz uma pausa. Vira-se para os meninos:
- Eu sou... o Papai Noel.
- Nesta época do ano?
- Eu... Eu aproveito o resto do ano para ver se as crianças estão satisfeitas com os presentes que ganharam no Natal.
- Mas você não deu o que nós pedimos. Você não leu a nossa cartinha?
- Eu não acredito em tudo que escrevem. Cada um dizendo que é bonzinho. Tanta bondade pra lá e pra cá que que queimei todas as cartinhas e resolvi verificar pessoalmente quem é ou não bom menino. Vocês são bons meninos?
Os meninos fazem que sim com a cabeça.
- Mas o Papai Noel é um velhinho! - Diz um dos irmãos.
- Não. Eu só ponho uma barba para me disfarçar, senão as crianças vão me reconhecer na rua. Querem que eu prove que sou eu? Observem: “Hou! Hou! Hooou!”
- Ele riu igual ao Papai Noel! - Admiram as crianças.
- Vocês podem guardar segredo? Não vão contar a ninguém que me viram?
- Ô, mãe! O Papai Noel está aqui! Ele está na nossa sala!
A mãe sai correndo do quarto, em encontro aos meninos:
- Mas vocês não estavam dormindo?
- Olha, mãe, é o Papai Noel!
A mãe olha para o homem e comenta com os filhos:
- Puxa, quem diria que o Papai Noel viria até nosso apartamento, não é mesmo, Papai Noel?
- “Hou! Hou! Hooou!”
- A gente quer presente, Papai Noel!
- “Hou! Hou! Hooou!” Eu deixei meu presente com a mãe de vocês lá na loja de brinquedos. Agora eu tenho que ir. Comportem-se crianças. Feliz Natal! “Hou! Hou! Hooou!”
O homem sai do apartamento, para o alívio da mãe, que sai com os meninos para buscarem seus presentes na loja de brinquedos.
À noite, durante a janta, os meninos comentam com o pai:
- Ô, pai, hoje nós vimos o Papai Noel.
A mãe olha sorridente para o pai:
- Essas crianças...!
O pai limpa o canto da boca com o guardanapo, bem calmamente, e responde aos filhos:
- Olha, filhos. Esse ano vocês já viram o Papai Noel, o Coelhinho da Páscoa, o Homem do Saco...
- E o Saci Pererê, pai! - Lembram as crianças.
- O Saci Pererê??! - Espanta-se a mãe.
- Essas crianças...! - Responde o pai, sorridente.